A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) encerrou o mês de setembro de 2024 com uma significativa redução de 23% nos homicídios, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Dados divulgados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) mostram que foram registradas 57 mortes violentas na RMF, contra 74 em setembro de 2023. Essa queda reflete o impacto das ações ostensivas e das estratégias de investigação baseadas em inteligência, adotadas pelas Forças de Segurança do Ceará.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A tendência de queda também foi observada em todo o Estado, que registrou uma diminuição de 3,8% no total de mortes violentas em setembro de 2024, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Foram contabilizadas 231 mortes violentas em setembro deste ano, frente a 240 em 2023. Esse resultado faz de setembro o melhor mês desde 2019, quando 183 CVLIs foram registrados. Além disso, o número de mortes violentas foi o menor dos últimos 14 meses, desde junho de 2023, quando foram registrados 211 casos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Fortaleza e o Estado também registram queda
Além da Região Metropolitana, a capital Fortaleza também apresentou uma leve redução nos CVLIs. Em setembro de 2024, a cidade registrou 61 mortes violentas, uma redução de 1,6% em relação às 62 ocorridas no mesmo período de 2023. No geral, o Estado do Ceará teve uma melhoria considerável, refletindo o sucesso das novas estratégias adotadas pelas Forças de Segurança.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Roberto Sá, atribuiu esses resultados ao trabalho dedicado das forças de segurança. “Essa redução é fruto do esforço incansável de nossos profissionais, que trabalham dia e noite para garantir a segurança da população cearense. Aproveito para agradecer a cada servidor por esse trabalho exemplar e ao governador Elmano de Freitas pelo apoio contínuo, proporcionando os recursos necessários para que esse resultado fosse alcançado”, afirmou.
Melhor resultado de 2024 na variação mensal
Setembro de 2024 marcou o melhor resultado do ano em termos de variação mensal nos números de homicídios. Nos primeiros meses do ano, houve um aumento no número de CVLIs quando comparado aos mesmos períodos de 2023, mas a partir de maio, o crescimento dos casos começou a desacelerar. Em agosto, foi registrada a primeira queda do ano (-0,4%), que se intensificou em setembro, com uma redução de 3,8%.
Região Metropolitana de Fortaleza tem redução nos homicídios em setembro
Outro dado que reforça a eficácia das estratégias adotadas é a média diária de CVLIs. Em setembro de 2024, o Ceará registrou uma média de 7,7 mortes violentas por dia, o menor número do ano. O secretário Roberto Sá destacou a importância de manter essa tendência de queda: “Precisamos continuar nos empenhando para que essa redução seja contínua e cada vez mais acentuada. O nosso objetivo é garantir que os Crimes Violentos Letais e Intencionais continuem diminuindo progressivamente.”
Leia também |Homem armado gera tumulto e exige voo no Aeroporto de Fortaleza; check-in foi paralisado
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<