O objetivo da ação é garantir a tranquilidade do pleito e evitar possíveis episódios de violência e coação eleitoral, em um esforço coordenado com outras forças de segurança.
Tropas federais com 1,6 mil militares do Exército começam a se deslocar para cidades do interior do Ceará
Nesta quinta-feira (3), tropas federais começaram a ser deslocadas para reforçar a segurança em 26 cidades do interior do Ceará durante as eleições. A operação, intitulada “Garantia da Votação e Apuração”, foi apresentada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e conta com um efetivo de 1.600 militares do Exército Brasileiro. O objetivo da ação é garantir a tranquilidade do pleito e evitar possíveis episódios de violência e coação eleitoral, em um esforço coordenado com outras forças de segurança.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O desembargador Raimundo Nonato, responsável pela segurança eleitoral, destacou a importância do apoio federal:
“Este ano, aqui no Ceará, teremos a presença de 1.600 militares que estarão distribuídos conforme a decisão do TRE, em conjunto com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já hoje, as tropas começam a se deslocar e vão se apresentar ao juiz eleitoral de cada município, ficando à disposição até o término do pleito”, explicou.
Além das tropas do Exército, outras forças de segurança também estarão envolvidas na operação. O contingente da Polícia Federal foi reforçado, com 300 agentes mobilizados para atuar nas eleições, enquanto a Polícia Rodoviária Federal (PRF) contará com o suporte de um helicóptero. A operação envolve, ainda, a Polícia Rodoviária Estadual e o DETRAN.
Tropas federais com 1,6 mil militares do Exército começam a se deslocar para cidades do interior do Ceará
“É uma verdadeira força-tarefa,” ressaltou o oficial de comando, ao mencionar a integração entre as diversas forças de segurança.
Além da segurança física, o Tribunal Regional Eleitoral manifestou preocupação com o uso de tecnologias para disseminação de fake news, principalmente por meio de deep fakes — vídeos manipulados com o uso de inteligência artificial. O uso dessa tecnologia foi descrito como uma ameaça à integridade do processo eleitoral.
“Estamos presenciando problemas com fake news em algumas cidades, e temos peritos da Polícia Civil e da Polícia Federal monitorando essas práticas. O uso de deep fake, que explora inteligência artificial para enganar, é criminoso. É uma disputa desleal e reforça ainda mais a importância da presença das tropas nesse pleito,” afirmou Raimundo Nonato, do TRE.
O monitoramento em tempo real de todas as regiões do Ceará também foi destacado como uma medida preventiva. A Justiça Eleitoral tem informações em tempo real de todos os eventos relacionados à segurança no estado.
“Se precisar de reforço, o efetivo necessário será enviado imediatamente. O Ceará está super preparado para enfrentar este pleito de 2024,” garantiu.
A operação e o deslocamento das tropas federais e estaduais refletem o esforço conjunto para assegurar que as eleições transcorram de maneira segura e transparente em todo o estado, fortalecendo o combate à violência e à desinformação.
Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.