Uma nova lista com novas marcas ainda poderá ser divulgada pelo Ministério
Ministério da Agricultura lista marcas de azeite de oliva impróprias ao consumo; confira
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou, nesta quinta-feira (3), uma lista com as marcas de azeite de oliva que foram consideradas impróprias para o consumo. Os produtos foram desclassificados por não atuarem conforme a Instrução Normativa.

Ao todo, 11 marcas foram reprovadas na analise do Mapa. Os consumidores que adquiriram esses produtos não devem consumi-los, conforme ressaltado pela pasta federal, em nota. O comunicado ainda informa que a solicitação da substituição do item “deve ser feita nos moldes determinados pelo Código de Defesa do Consumidor ou ainda para o Mapa, pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde o produto foi adquirido”.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
As marcas Serrano e Cordilheira, proibidas em setembro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), também estão entre as reprovadas pelo Mapa. Todas as empresas cujos produtos foram considerados impróprios estão com o CNPJ baixado junto à Receita, levantando a possível ocorrência de fraude.
De acordo com a nota emitida pelo Mapa, os estabelecimentos que disponibilizarem as marcas de azeites desclassificados ou de procedência desconhecida também poderão ser responsabilizados. Uma nova lista com novas marcas ainda poderá ser divulgada pelo Ministério.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Confira lista com as marcas de azeite de oliva consideradas impróprias ao consumo:
- Málaga
- Rio Negro
- Quinta de Aveiro
- Cordilheira
- Serrano
- Oviedo
- Imperial
- Ouro Negro
- Carcavelos
- Pérola Negra
- La Ventosa
Dicas do Mapa ao consumidor
O azeite é o segundo produto alimentar mais fraudado do mundo, atrás apenas do pescado. Para evitar ser enganado, alguns cuidados devem ser tomados na hora de escolher os produtos:
- Desconfie sempre de preços abaixo da média;
- Se possível, verifique se a empresa está registrada no Mapa;
- Confira a lista de produtos irregulares já apreendidos em ações do Mapa;
- Não compre azeite a granel;
- É importante estar atento à data de validade e aos ingredientes contidos;
- Opte por produtos com a data de envase mais recente.
Leia também | Número de universitários de EAD encosta e deve superar em 2024 o total de presenciais
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Bolsa Família de abril: confira quem recebe nesta terça-feira (22)

TJCE decide que cobrança do ITBI só deve ser feita na transferência final de imóveis no CE

Congresso analisa proposta que prevê depósitos mensais do FGTS para os trabalhadores
