Ícone do site Portal GCMAIS

Eleições 2024: em quem votar primeiro, vereador ou prefeito?

Confira todas as informações que você precisa saber para votar no 2º turno das eleições municipais 2024

Foto: Divulgação

Nas eleições municipais de 2024, que ocorrerão neste domingo, dia 6 de outubro, a ordem de votação é clara: os eleitores devem votar primeiro para vereador e, em seguida, para prefeito. Essa determinação é estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e não permite alterações na sequência de votação, uma vez que a urna eletrônica só exibirá a opção para o cargo de prefeito após a confirmação do voto para vereador.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<

Eleições municipais 2024: como funciona a votação?

Voto para vereador

Número: O voto para vereador é composto por cinco dígitos. Os dois primeiros representam o partido e os três últimos identificam o candidato.

Processo:

Publicidade

Voto para prefeito

Número: O voto para prefeito consiste em apenas dois dígitos.

Processo:

Voto de legenda

Os eleitores têm a opção de votar em legenda, onde podem optar por apoiar um partido sem escolher um candidato específico. Para isso, basta digitar os dois primeiros dígitos do número do partido e confirmar.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Importância da ordem de votação

A escolha pela ordem atual pode ser vista como uma estratégia para garantir que os eleitores permaneçam até o final da votação. A eleição para prefeito tende a mobilizar mais a população, e ao priorizar o voto para vereador, busca-se evitar que eleitores deixem o local antes de completarem todas as suas escolhas.

Dicas para o dia da votação 

O TSE recomenda que os eleitores levem uma “cola” com os números dos candidatos que pretendem votar, já que é proibido usar dispositivos eletrônicos dentro da cabine.

É importante lembrar que a votação ocorrerá entre 8h e 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será realizado em 27 de outubro apenas nas cidades com mais de 200 mil eleitores.

Com essas informações em mente, os eleitores estarão mais preparados para exercer seu direito ao voto nas eleições municipais de 2024.

Leia também | Polícia Federal intensifica ações, prisões e apreensões em cidades do Ceará às vésperas das eleições

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

Sair da versão mobile