O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realiza na manhã deste sábado (5) audiência para definir as 35 seções eleitorais que terão urnas auditadas. A auditoria será realizada por meio de dois procedimentos: o Teste de Integridade e o Teste de Autenticidade.
Conduzida pelo juiz auxiliar da Presidência do TRE-CE, Tiago Dias, que preside a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para as Eleições 2024, o evento acontecerá no auditório da sede do TRE-CE.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Urnas auditadas
Do total de 27 urnas, 25 serão submetidas ao Teste de Integridade sem biometria. Elas poderão ser indicadas pelas entidades fiscalizadoras ou sorteadas. Outras duas, de um local de votação já definido em Fortaleza (Colégio Ari de Sá – Washington Soares), passarão pelo Teste de Integridade com biometria.
As urnas indicadas e/ou sorteadas serão transportadas para o TRE-CE ainda no sábado e substituídas por urnas eletrônicas de reserva das respectivas zonas eleitorais. As urnas do interior serão transportadas por uma aeronave do Governo do Estado do Ceará e um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF), enquanto as da capital e da região metropolitana serão recolhidas por veículos da Justiça Eleitoral.
Cédulas de papel serão preenchidas com votos em candidatos reais do município de cada seção eleitoral escolhida e serão colocadas em urnas de lona no decorrer da manhã do dia 05. Logo após, essas urnas serão lacradas. No dia da eleição (06), os votos de cada urna de lona serão replicados nas respectivas urnas eletrônicas e em um sistema informatizado de apoio à votação. Ao final do dia, serão comparados os resultados obtidos no sistema e o que está no boletim da urna eletrônica associada a cada urna de lona.
Já no Teste de Integridade com biometria, que será realizado com duas urnas das seções localizadas no Colégio Ari de Sá – Washington Soares, a habilitação das urnas eletrônicas é feita com o emprego das impressões digitais de eleitoras e eleitores voluntários convidados, após terem participado da votação oficial.
A participação no Teste de Integridade com biometria é voluntária. A eleitora ou o eleitor participa apenas habilitando a urna eletrônica com sua biometria, ou seja, não vota na urna instalada no ambiente do teste. Caso concorde em participar, será assinado um termo de consentimento para o uso da biometria exclusivamente para o Teste de Integridade.
É importante esclarecer que os votos registrados nas urnas eletrônicas durante o Teste de Integridade não são computados no resultado oficial da eleição.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Teste de Autenticidade
Outras oito urnas passarão pelo Teste de Autenticidade, que acontece no dia da eleição, às 6h, nas próprias seções eleitorais. Antes da impressão da zerésima, será emitido um relatório contendo os hashes (resumos digitais) e assinaturas dos programas instalados na urna. Essas informações poderão ser verificadas com as que estarão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral, para conferência se são os mesmos sistemas assinados na cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais.
Leia também | Polícia Federal intensifica ações, prisões e apreensões em cidades do Ceará às vésperas das eleições
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<