A última vez ocorreu em 2012, quando o atual governador, Elmano de Freitas, concorreu à Prefeitura, sendo derrotado pelo ex-governador Roberto Claudio, que na época estava no PSB
Após 12 anos, PT volta a disputar 2º turno em Fortaleza
Os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) seguem na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, após o resultado do primeiro turno, neste domingo (6). Com a classificação de Leitão, esta é a primeira vez em 12 anos que o Partido dos Trabalhadores (PT) alcança o segundo turno em Fortaleza. A última vez ocorreu em 2012, quando o atual governador, Elmano de Freitas, concorreu à Prefeitura, sendo derrotado pelo ex-governador Roberto Claudio, que na época estava no PSB.
Em 2012, Elmano liderou o primeiro turno com 25,44% dos votos válidos, enquanto Roberto Claudio obteve 23,32%. Na ocasião, a disputa incluiu ainda Heitor Ferrer (então no PDT), Moroni Torgan (extinto DEM) e Renato Roseno (Psol). Os demais candidatos somaram menos de 3% dos votos.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Já em 2016, a ex-prefeita Luizianne Lins tentou seu terceiro mandato, mas terminou o primeiro turno em terceiro lugar, com 15,06% dos votos. Roberto Claudio (PDT) venceu no segundo turno, enfrentando Capitão Wagner (PR). Em 2020, Luizianne voltou a concorrer e novamente terminou em terceiro, com 17,76% dos votos. Naquele pleito, José Sarto (PDT) foi eleito prefeito ao derrotar Capitão Wagner no segundo turno, com 51,69% dos votos válidos.
O PT tem uma longa história nas eleições municipais de Fortaleza, estando presente em todas as disputas para o Executivo desde a redemocratização. A primeira vitória veio em 1985, com a eleição de Maria Luíza Fontenele, a primeira mulher a governar a cidade. Em 1988, o partido não conseguiu manter a Prefeitura, com Mário Mamede Filho obtendo 5,75% dos votos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Nas eleições de 1992, o candidato petista Fernando Branquinho alcançou 4,45%. Em 1996 e 2000, o PT compôs a chapa de vice-prefeitos com Inácio Arruda (PCdoB), lançando Mário Mamede Filho e Artur Bruno, respectivamente. A vitória mais expressiva do partido ocorreu em 2004, quando Luizianne Lins foi eleita e reeleita em 2008. Em 2012, o PT apoiou Elmano de Freitas, que agora tenta novamente levar o partido à Prefeitura de Fortaleza, após mais de uma década sem chegar à fase decisiva da disputa.
Leia também | Últimas notícias do GCMais
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.