Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará deve ter picos de temperatura entre 35°C e 40°C esta semana

Ceará registra aumento de 1,8ºC nas temperaturas médias em 60 anos, aponta estudo da Funceme

Foto: Marciel Bezerra

Municípios do estado do Ceará deverão ter picos de temperatura variando entre 35°C e 40°C nesta semana, conforme antecipado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A Fundação aponta que o cenário é estável.

O órgão indica que o cenário de escassez de chuvas continua colaborando para as temperaturas mais elevadas no estado. A Funceme prevê valores máximos entre 35°C e 40°C nas macrorregiões da Jaguaribana, Cariri, Sertão Central e Inhamuns e no Litoral Norte. Nas demais macrorregiões, os picos deverão variar de 32°C a 35°C.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Temperatura pode se manter alta no Ceará esta semana

A expectativa para o começo da semana é de céu parcialmente nublado, durante os períodos da madrugada e da manhã, enquanto nas tardes e nas noites o céu deverá se apresentar sem nuvens.

Publicidade

Em relação à umidade relativa do ar mínima, que é inversamente proporcional à temperatura, estão previstas taxas entre 20% e 25% para o período da tarde, nas macrorregiões Jaguaribana, Cariri e Sertão Central e Inhamuns. Nas demais macrorregiões, os valores devem ficar entre 30% e 60%.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Dicas para enfrentar altas temperaturas e a baixa umidade no Ceará

  1. Hidrate-se regularmente: beba muita água ao longo do dia, mesmo que não sinta sede. O ideal é consumir pelo menos 2 litros de água por dia para manter o corpo bem hidratado.
  2. Evite a exposição ao sol nos horários de pico: evite sair entre 10h e 16h, quando o sol está mais forte. Se precisar sair, use protetor solar, chapéus, óculos de sol e roupas leves, preferencialmente de cores claras.
  3. Mantenha ambientes arejados: em casa ou no trabalho, mantenha os ambientes ventilados. Se possível, utilize umidificadores de ar ou deixe recipientes com água nos cômodos para melhorar a umidade do ambiente.
  4. Alimente-se de forma leve: dê preferência a alimentos leves, como frutas, saladas e vegetais, que ajudam na hidratação e fornecem nutrientes essenciais para o corpo.
  5. Evite atividades físicas intensas: reduza a prática de atividades físicas extenuantes durante o período mais quente do dia. Se for necessário se exercitar, prefira o início da manhã ou o final da tarde, quando as temperaturas são mais amenas.
  6. Atenção redobrada com crianças e idosos: cuide para que eles estejam sempre bem hidratados e protegidos do sol. Crianças e idosos são mais suscetíveis aos efeitos do calor extremo e da baixa umidade.

Leia também | Rio Grande do Sul registra ‘chuva preta’ por causa das queimadas

Sair da versão mobile