Ícone do site Portal GCMAIS

Eleições 2024: Centrão aumenta número de prefeitos eleitos em relação a 2020

Eleições 2024: Centrão aumenta número de prefeitos eleitos em relação a 2020

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Os partidos políticos alinhados ao chamado ‘Centrão’ – PSD, MDB, PP e União Brasil – tiveram um desempenho expressivo em relação aos prefeitos eleitos no primeiro turno das eleições municipais 2024, realizado neste domingo (6). Juntos, esses partidos elegeram mais de 3.000 prefeitos, o que representa 54% das cidades brasileiras, conforme dados atualizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na madrugada desta segunda-feira (7). Embora esses números possam sofrer pequenas alterações ao longo do dia, o ranking partidário não deve passar por mudanças significativas.

O PSD foi o grande destaque da eleição, conquistando o maior número de prefeituras no país e desbancando o MDB, que liderava há mais de 20 anos. O partido, que apresentou um crescimento de 35% em relação a 2020, já contabilizava 878 prefeituras até a 1h desta segunda-feira. Cerca de 70% dessas administrações estão concentradas nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Bahia. Além disso, o PSD também superou o PSDB em São Paulo, tornando-se a maior força política no estado. No cenário das capitais, a legenda também liderou, vencendo em três das 26 cidades disputadas nesta fase da eleição.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O MDB, tradicional força do Centrão, ficou com o segundo maior número de prefeitos eleitos, somando 833 prefeituras. O partido cresceu 8% em comparação com as eleições de 2020, quando havia conquistado 790 prefeituras. Outro destaque foi o PP, que também aumentou sua presença municipal em 8%, vencendo em 733 cidades. Já o União Brasil, que disputou sua primeira eleição municipal após sua recente formação, obteve 578 prefeituras.

Entre os partidos de esquerda e direita, PT e PL também obtiveram resultados positivos. O PT, partido do presidente Lula, cresceu 39% e passou de 179 para 237 prefeituras. O PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, também apresentou um crescimento expressivo, passando de 351 para 496 administrações.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Por outro lado, alguns partidos tradicionais sofreram quedas significativas. O PDT foi o mais afetado, com uma redução de 50% no número de prefeitos eleitos, caindo de 310 prefeituras em 2020 para 148 neste ano. O PSDB, que já foi a segunda maior força política do país em prefeituras, também sofreu uma queda brusca, perdendo 48% de suas cadeiras e ficando com apenas 276 prefeituras. Entre 2004 e 2016, o PSDB chegou a ter 790 prefeitos eleitos no primeiro turno, mas agora enfrenta seu pior desempenho histórico.

Leia também | Últimas notícias do GCMais

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile