Ícone do site Portal GCMAIS

Eleições 2024: veja o que muda na Alece após deputados serem eleitos prefeitos

Eleições 2024: veja o que muda na Alece após deputados serem eleitos prefeitos

Foto: Divulgação/ Alece

As eleições municipais de 2024, realizadas no último domingo (6), provocaram mudanças significativas na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). A disputa avança para o segundo turno, programado para o dia 27 de outubro, com a participação de ex-deputados e atuais parlamentares. Enquanto alguns deputados garantiram suas vagas como prefeitos, outros não conseguiram se reeleger.

O deputado estadual Dr. Oscar Rodrigues, do União, foi eleito prefeito de Sobral e assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2025, após renunciar ao seu mandato. Com essa transição, o primeiro suplente do partido, Heitor Férrer, ocupará a vaga até janeiro de 2027. Heitor Férrer, que já teve cinco mandatos como deputado estadual, conquistados em 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018, agora se torna efetivo após sua posição como primeiro suplente do União.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Além disso, três ex-deputados estaduais também foram eleitos prefeitos: Roberto Pessoa, do União, em Maracanaú; Moésio Loiola, do PSB, em Campos Sales; e Simão Pedro, do PSD, em Orós. A vitória de Loiola, que era o primeiro suplente do Progressistas, fará com que Dr. Victor Gurgel assuma essa suplência. Já Simão Pedro, agora prefeito de Orós, cede sua posição de suplente a Apollo Vicz.

O segundo turno das eleições, programado para 27 de outubro, contará com a participação de ex-deputados e deputados estaduais em Fortaleza e Caucaia. Na capital, o ex-deputado estadual André Fernandes, do PL, disputará com o atual deputado estadual Evandro Leitão, do PT, enquanto a deputada Gabriella Aguiar, do PSD, é candidata a vice-prefeita. Em Caucaia, Naumi Amorim, do PSD, enfrentará Waldemir Catanho, do PT, na corrida pela prefeitura.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Confira a lista dos deputados que continuam na disputa do segundo turno das eleições, além daqueles que foram eleitos e os que não conseguiram se reeleger:

– Evandro Leitão (PT) – Candidato a prefeito de Fortaleza (Participa do 2° turno)
– Gabriella Aguiar (PSD) – Candidata a vice-prefeita de Fortaleza (Participa do 2° turno)
– Dra. Silvana (PL) – Candidata a prefeita de Maracanaú (Não se elegeu)
– Lucinildo Frota (PDT) – Candidato a prefeito de Maracanaú (Não se elegeu)
– Lucílvio Girão (PSD) – Candidato a prefeito de Maranguape (Não se elegeu)
– Emilia Pessoa (PSDB) – Candidata a prefeita de Caucaia (Não se elegeu)
– Cláudio Pinho (PDT) – Candidato a prefeito de São Gonçalo do Amarante (Não se elegeu)
– Fernando Santana (PT) – Candidato a prefeito de Juazeiro do Norte (Não se elegeu)
– Simão Pedro (PSD) – Candidato a prefeito de Orós (eleito)
– Dr. Oscar Rodrigues (União) – Candidato a prefeito de Sobral (eleito)

Leia também | Últimas notícias do GCMais

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile