Ícone do site Portal GCMAIS

Eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições podem votar no segundo?

Eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições podem votar no segundo?

Foto: Reprodução

Os eleitores que não foram aos locais de votação no primeiro turno das eleições deste ano, conforme a Justiça Eleitoral, não apenas podem, mas também devem ir votar no segundo turno. A lei eleitoral entende que o primeiro e o segundo turno são como eleições separadas, de modo que a ausência em um não altera a obrigatoriedade (ou permissão) de comparecer em outro.

Além disso, por serem votações separadas, a regra para justificar a ausência também se aplica com prazos diferentes para o primeiro e o segundo turno das eleições. Quem não compareceu neste domingo (6) tem 60 dias para justificar, o que também vale para o segundo turno – mas, como acontecem em datas diferentes, o prazo para justificar ausência no segundo acaba depois do do primeiro.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

As eleições de 2024 elegeram os representantes das prefeituras e Câmaras Municipais das cidades brasileiras. A nova votação deve acontecer em cerca de 103 cidades do país, conforme informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Ceará, Fortaleza e Caucaia seguem para a segunda parte da disputa pelo cargo de prefeito.

Publicidade

Durante esta etapa das eleições, como há apenas dois candidatos concorrendo, obrigatoriamente aquele que receber a maioria de votos será eleito.

O segundo turno acontece em municípios com no mínimo 200 mil eleitores. Nas demais localidades, que não alcançam essa marca, o vencedor é definido no primeiro turno, mesmo quando o candidato não recebe a maioria absoluta dos votos válidos – isto é, 50% mais um voto.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também | 15 capitais brasileiras vão ter 2º turno nas Eleições 2024; confira lista

A campanha para o segundo turno inicia imediatamente, já a partir desta segunda-feira (7). Ainda segundo o TSE, a campanha segue até o dia 26 de outubro, véspera da votação do segundo turno. A propaganda eleitoral gratuita, no entanto, termina dois dias antes do dia da eleição, portanto em 25 de outubro, com a votação sendo no dia 27, domingo.

Sair da versão mobile