Ícone do site Portal GCMAIS

Qual é a data da votação do segundo turno das eleições em 2024?

Qual é a data da votação do segundo turno das eleições em 2024?

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O segundo turno da votação das Eleições 2024 está com data marcada para o dia 27 de outubro, domingo, três semanas após a realização do primeiro turno. A votação em segundo turno acontece apenas nos municípios com mais de 200 mil habitantes e em que nenhum candidato tenha conseguido maioria absoluta dos votos válidos (ou seja, 50% mais um voto).

No caso do estado do Ceará, apenas os municípios de Fortaleza e Caucaia terão segundo turno – em Fortaleza, a disputa é entre Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL), enquanto em Caucaia fica entre Naumi Amorim (PSD) e Waldemir Catanho (PT). A nova votação deve acontecer em cerca de 103 cidades do país, conforme informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Durante esta etapa das eleições, como há apenas dois candidatos concorrendo, obrigatoriamente aquele que receber a maioria de votos será eleito.

Publicidade

Período de campanha

A campanha para o segundo turno inicia imediatamente, já a partir desta segunda-feira (7). Ainda segundo o TSE, a campanha segue até o dia 26 de outubro, véspera da votação do segundo turno. A propaganda eleitoral gratuita, no entanto, termina dois dias antes do dia da eleição, portanto em 25 de outubro, com a votação sendo no dia 27, domingo.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Obrigatoriedade

Tanto os eleitores que votaram quanto aqueles não foram votar, no primeiro turno, devem ir votar no segundo. A lei eleitoral entende que o primeiro e o segundo turno são como eleições separadas, de modo que a ausência em um não altera a obrigatoriedade de comparecer em outro.

Além disso, por serem votações separadas, a regra para justificar a ausência também se aplica com prazos diferentes para o primeiro e o segundo turno das eleições. Quem não compareceu neste domingo (6) tem 60 dias para justificar, o que também vale para o segundo turno – mas, como acontecem em datas diferentes, o prazo para justificar ausência no segundo acaba depois do do primeiro.

Leia também | 15 capitais brasileiras vão ter 2º turno nas Eleições 2024; confira lista

Sair da versão mobile