Ícone do site Portal GCMAIS

Saiba se é obrigatório votar no segundo turno

Fortaleza chega ao 2º turno pela sexta vez; relembre as cinco disputas anteriores

Foto: Reprodução

As eleições municipais de 2024 não acabaram em alguns municípios brasileiros, que seguem para o segundo turno. Diante disso, um questionamento pode surgir entre os eleitores: é obrigatório votar no segundo turno?

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Segundo consta no Código Eleitoral, o voto é um dever de caráter obrigatório no Brasil. Portanto, todos os brasileiros que votaram neste domingo (6), durante o primeiro turno das eleições, também deverão votar no segundo turno, que está marcado para acontecer no dia 27 de outubro.

As eleições de 2024 elegeram os representantes das prefeituras e Câmaras Municipais das cidades brasileiras. A nova votação deve acontecer em cerca de 103 cidades do país, conforme informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Ceará, Fortaleza e Caucaia seguem para a segunda parte da disputa pelo cargo de prefeito.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Durante esta etapa das eleições, como há apenas dois candidatos concorrendo, obrigatoriamente aquele que receber a maioria de votos será eleito.

O segundo turno acontece em municípios com no mínimo 200 mil eleitores. Nas demais localidades, que não alcançam essa marca, o vencedor é definido no primeiro turno, mesmo quando o candidato não recebe a maioria absoluta dos votos válidos – isto é, 50% mais um voto.

Leia também | Últimas notícias do GCMais

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile