O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um alerta contundente nesta terça-feira sobre a gravidade do furacão Milton, que avança em direção ao sudeste do país. Classificado como uma tempestade de categoria 4, Milton pode se tornar a pior tempestade a atingir a Flórida em um século, segundo Biden. Em um pronunciamento direto na Casa Branca, ele fez um apelo enfático para que a população em áreas vulneráveis deixe suas casas imediatamente.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
“Eu peço a todos, a todos atualmente localizados no caminho do furacão Milton que escutem as autoridades locais e sigam as instruções de segurança”, disse o presidente. “Se vocês estão sob ordem de evacuação, devem sair agora. Agora, agora, agora. Vocês já deveriam ter saído. É uma questão de vida ou morte”, enfatizou Biden.
A preocupação com a intensidade e a trajetória do furacão levou Biden a adiar viagens oficiais para a Alemanha e Angola, priorizando o monitoramento da resposta federal ao desastre. Na noite de segunda-feira, ele entrou em contato com o governador da Flórida, Ron DeSantis, oferecendo apoio total para enfrentar a situação. Biden chegou a fornecer seu número pessoal ao governador, um rival político, para garantir que o estado tivesse acesso direto em caso de emergência.
DeSantis confirmou a conversa e afirmou que todos os pedidos feitos pela administração estadual foram atendidos pelo governo federal. “É um tipo de tempestade que pode ter um impacto indelével em uma comunidade. Há outras tempestades como o furacão Andrew, Michael e Ian, que deixaram marcas permanentes”, disse o governador, pedindo que os moradores seguissem as orientações de segurança.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Biden alerta para furacão Milton
A iminência do furacão Milton desencadeou uma das maiores evacuações da história da Flórida. Centenas de milhares de pessoas na Costa do Golfo congestionaram as rodovias e esgotaram o estoque de combustível nas bombas de gasolina ao se dirigirem para áreas mais seguras. Até o momento, 11 condados, com uma população combinada de mais de seis milhões de pessoas, emitiram ordens de evacuação obrigatória para as áreas mais suscetíveis aos impactos do furacão.
Enquanto o Walt Disney World e o Universal Orlando permanecem abertos, outros parques e atrações da Flórida foram fechados como medida preventiva. A região da Baía de Tampa, em particular, é uma das mais ameaçadas. Embora tenha sido afetada por furacões nas últimas décadas, já faz mais de um século que a área sofreu um impacto direto de um fenômeno dessa magnitude.
O meteorologista Rick Davis, do Serviço Nacional de Meteorologia em Tampa, alertou que a longa ausência de grandes furacões na área gerou uma falsa sensação de segurança entre os moradores. “É importante lembrar que grandes tempestades já atingiram essa região, mas não no tempo de vida de nenhum morador atual”, afirmou Davis, reforçando a necessidade de precaução e preparação diante da chegada de Milton.
Leia também | Furacão Milton ganha força explosiva e se aproxima da Flórida
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<