Ícone do site Portal GCMAIS

Turista carioca compartilha impressões sobre gírias cearenses; conheça algumas

Turista carioca compartilha impressões sobre gírias cearenses; conheça algumas

Foto: Reprodução

A turista carioca Manoela Nagib, que conta com mais de 45 mil seguidores no Instagram, compartilhou suas impressões sobre as gírias cearenses que ouviu durante sua estadia recente no Ceará. Em um vídeo publicado em sua página, Manoela, que viaja pelo Brasil e pelo mundo mostrando culturas e curiosidades locais, destacou algumas expressões que a marcaram, como “aí dentro”, “rebolar”, “macho” e “estou frescando”.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Manoela se mostrou encantada pelo vocabulário e pelo jeito único de falar dos cearenses. “Faz um pouco mais de um mês que estou no Ceará e comecei a colecionar as gírias ou o jeitinho de falar dos cearenses que são, assim, incríveis e deveriam ser patrimônio nacional”, comentou em seu vídeo, no qual também tenta explicar algumas expressões típicas que ouviu durante sua estadia.

Expressões que chamaram a atenção

Em seu vídeo, Manoela compartilhou algumas das gírias que mais chamaram sua atenção. Ela falou sobre o uso frequente do “mulher” para se referir a outras mulheres, algo que considera uma forma única e afetuosa de tratamento. “As mulheres aqui se referem às outras mulheres como ‘mulher’. É como se fosse o ‘amiga’ que usamos no Rio. E tem a entonação: você pode falar de várias formas, o que é muito divertido”, explicou.

Publicidade

A carioca também se deparou com o uso do “macho” para se referir aos homens e com a variação “ma”, uma versão abreviada da palavra. “É muito curioso e, ao mesmo tempo, parece que cria uma proximidade, um jeito carinhoso de se referir às pessoas”, observou.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Outra expressão que Manoela mencionou foi “pra ti”, usada no lugar de “pra você” ou “pra tu”, como se fala no Rio de Janeiro. “Eu acho muito fofo esse ‘pra ti’, dá um toque muito particular à fala deles”, comentou.

Manoela também compartilhou a dificuldade em entender completamente algumas gírias, como o “aí dentro”, que, segundo ela, tem um uso que varia muito e pode ser complicado para quem não está acostumado. “Eu escuto e entendo quando eles falam, mas ainda não sei usar na construção de uma frase. É muito engraçado”, confessou.

Além disso, ela mencionou outras expressões como “paquerar”, que é usada tanto como substantivo quanto como verbo para indicar alguém com quem se está flertando, e o clássico “valha-me Deus”, que expressa espanto ou surpresa. “É como se fosse o nosso ‘caraca’, mas eles também usam ‘valha’ sozinho, e é muito interessante ver como se encaixa nas frases”, contou Manoela.

A turista finalizou seu relato afirmando que deseja adotar algumas das gírias cearenses em seu próprio vocabulário, destacando a riqueza cultural do estado. Ela pediu para que seus seguidores compartilhassem outras expressões típicas que ela possa ter esquecido, afirmando que está “aplicando o passaporte cearense”.

Lista de gírias Cearenses e seus significados

Manoela não foi a única a se encantar pelas expressões cearenses. Confira algumas das gírias que compõem o vocabulário popular do Ceará:

Essas expressões refletem a riqueza e a originalidade do modo de falar cearense, que conquista tanto os moradores quanto os visitantes do estado.

Leia também | Projeto oferece capacitação em artesanato sustentável para mulheres da comunidade Serviluz

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile