Ícone do site Portal GCMAIS

X começa a voltar aos poucos no Brasil após ordem de Alexandre de Moraes

X começa a voltar aos poucos no Brasil após ordem de Alexandre de Moraes

Foto: Divulgação

Na noite desta terça-feira (8), usuários brasileiros do X (antigo Twitter) relataram ter voltado a acessar a rede social, após a liberação do serviço por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O país enfrentou um bloqueio de cerca de 40 dias, período durante o qual o Brasil, que contava com cerca de 20 milhões de usuários na plataforma, ficou desconectado do X.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Por volta das 19h, alguns internautas começaram a reportar que o acesso ao X havia sido retomado, aproximadamente duas horas depois da divulgação da decisão judicial. No entanto, até o final da noite, muitos usuários ainda comentavam, em outras redes sociais, dificuldades para carregar toda a página ou o total impedimento de acesso.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Retorno gradual e provedores

A retomada do acesso ao X não ocorre de forma automática, pois envolve o trabalho das operadoras de internet. O Brasil possui mais de 20 mil provedores, conforme dados do Ministério das Comunicações, e cada um deles precisa realizar as atualizações necessárias para restabelecer a conexão. Por isso, a velocidade do desbloqueio pode variar, dependendo da empresa e do meio de acesso utilizado (seja pelo navegador ou aplicativo).

Publicidade

Moraes determinou que o desbloqueio seja realizado em até 24 horas após a notificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O g1 informou que entrou em contato com a Anatel e com a associação dos provedores, mas ainda aguarda resposta sobre o andamento do processo.

Pronunciamento do X após retorno ao Brasil

Pouco depois das 19h, o perfil do X dedicado a assuntos governamentais usou a própria plataforma para comemorar a decisão judicial e a retomada do serviço no Brasil. Em comunicado, a empresa declarou: “O X tem orgulho de estar de volta ao Brasil. Proporcionar a dezenas de milhões de brasileiros acesso à nossa plataforma indispensável foi prioridade durante todo este processo.” O X também reforçou o compromisso de defender a liberdade de expressão, respeitando os limites legais em todas as regiões onde opera.

Com a decisão de Moraes e a liberação progressiva feita pelos provedores, espera-se que todos os usuários brasileiros tenham acesso completo ao X até o prazo estipulado.

Leia também | Moraes autoriza retorno do X no Brasil e determina que Anatel restabeleça o serviço

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile