O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do Círio de Nazaré na Varanda de Nazaré, da cantora Fafá de Belém. Neste domingo (13) Lula vai à procissão do Círio de Nazaré em Belém, no camarote do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), segundo informou a assessoria do Palácio do Planalto. O chefe do Executivo já se encontra no local ao lado da primeira-dama, Janja Lula da Silva.
Leia também | Prazo para resgate de “dinheiro esquecido” no Banco Central termina na próxima quarta-feira (16)
No sábado (12), Lula participou da Romaria Fluvial do Círio de Nazaré. O percurso feito pelas águas da Baía de Guajará foi acompanhado por 150 embarcações credenciadas de diversos tipos, além de algumas canoas e barcos menores que percorreram alguns trechos do trajeto.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Localmente, o Círio de Nazaré é tido como a maior romaria católica do mundo, reunindo três milhões de pessoas. Uma lei de 1971 proclamou a Virgem de Nazaré Padroeira do Pará a Rainha da Amazônia.
História do Círio de Nazaré
Há mais de dois séculos os paraenses saem em procissão para homenagear Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, padroeira do estado. Do achado da imagem, em 1700, até a procissão que reúne mais de 2 milhões de fiéis no segundo domingo de outubro, a tradição segue atraindo os católicos.
Os historiadores apontam o ano de 1700 como o ano da aparição da imagem de Nossa Senhora. Segundo a tradição, um pescador chamado Plácido encontrou a santa na beira de um rio, em Belém.
Por duas vezes ele teria levado a imagem para casa, mas no dia seguinte ela voltava misteriosamente para o mesmo lugar onde foi achada. Plácido, então, construiu no local uma pequena capela, na área conhecida como Largo de Nazaré.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<