O Ceará está em alta no turismo de negócios durante o segundo semestre do ano. De agosto a dezembro, o estado sedia uma programação intensa de feiras e congressos, com destaque para o Centro de Eventos do Ceará (CEC), principal local para esses eventos. O equipamento, administrado pela Secretaria do Turismo (Setur), é um dos grandes indutores desse segmento, atraindo público nacional e internacional.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Nos meses de agosto e setembro, o CEC recebeu quatro eventos de grande porte, incluindo o congresso do algodão, que contou com a presença de representantes de 19 países e 25 estados brasileiros, reunindo cerca de cinco mil participantes em três dias. Outro destaque foi a Autop 2024, a maior feira do setor automotivo da América Latina, que movimentou mais de R$ 200 milhões em negócios e atraiu 40 mil visitantes especializados.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Programação de outubro
Em outubro, estão previstos nove eventos no CEC, entre eles, quatro feiras e dois congressos que devem atrair visitantes de fora do estado. Um exemplo é a Mara Cakes Fair, considerada a maior feira de confeitaria das Américas. A pernambucana Divone Xavier viajou ao Ceará exclusivamente para participar do evento, destacando a oportunidade de conhecer a idealizadora Mara e fazer compras especializadas.
A confeiteira Maria Aparecida Mantuanelli, do Sul do Brasil, também marcou presença, escolhendo a edição do Ceará após não conseguir participar em São Paulo. “Vim conferir as novidades que podem agregar à minha confeitaria e buscar mais conhecimento para melhorar cada vez mais”, relatou.
Novembro promete ser ainda mais movimentado
Em novembro, o estado se prepara para sediar 21 eventos, com destaque para três de impacto internacional. Entre eles, seis congressos abordarão temas diversos, como saúde, odontologia, previdência e cuidados paliativos. No segmento musical, a dupla Maiara & Maraisa se apresentará no CEC.
Além disso, o CEC será palco de importantes debates internacionais, como o encontro dos ministros do G20 e a Global Education Meeting (GEM), coorganizada com a Unesco. O evento, que já teve edições em Paris e Bruxelas, acontecerá pela primeira vez no Hemisfério Sul, com a expectativa de receber 600 participantes. O Ceará foi escolhido por ser referência em políticas educacionais de qualidade, consolidando ainda mais seu papel no cenário global.
Leia também | Total de estrangeiros que visitaram o Ceará este ano já representa 75% do volume de 2023
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<