O Ceará registrou um crescimento significativo no turismo internacional em 2024, com o número de estrangeiros que visitaram o estado de janeiro a agosto representando 75% do total de 2023, segundo dados da Embratur e da Polícia Federal. Esse resultado confirma o estado como líder na atração de turistas internacionais no Norte e Nordeste.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Uma mudança marcante em 2024 foi a diversificação das origens dos visitantes. Enquanto em 2023 a maioria era proveniente da Europa (82,82%), neste ano, o cenário é mais variado. A Europa ainda lidera, com 73% dos turistas, mas a América do Norte (15,49%), a América do Sul (10,27%) e outras regiões (1,25%) aumentaram sua participação.
Esse avanço se deve, em grande parte, à ampliação da malha aérea, que agora inclui voos diretos para Miami e Orlando, além de uma rota sazonal para Buenos Aires. As conexões diárias entre Lisboa e Fortaleza, e entre a França e a capital cearense, também têm impulsionado o número de visitantes europeus.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O clima, as praias e a gastronomia do Ceará continuam a atrair turistas, como o suíço Kuno Zimmermann, que visita Fortaleza regularmente. “Quando consigo me organizar, venho pelo menos três vezes por ano para descansar do trabalho na Suíça”, relatou ele. Kuno viaja da Suíça a Lisboa e, de lá, segue para Fortaleza em um voo da TAP, que mantém nove frequências semanais.
Expansão e diversificação do turismo
O crescimento do turismo no Ceará também é impulsionado por ações promocionais em feiras e eventos internacionais, como os roadshows, além da presença do estado em mercados estratégicos. Essas iniciativas foram fundamentais para atrair mais visitantes da América do Sul, que registraram um aumento de 89,97%. O fluxo de turistas da América Central também cresceu 2,65% em relação a 2023, resultado das ações integradas do setor turístico cearense para diversificar e expandir o número de visitantes estrangeiros.
Leia também |HIV após transplante: sócio de laboratório que emitiu laudos é preso