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TV aberta registra mais que o dobro de audiência do streaming

Foto: Divulgação

A Kantar IBOPE Media esclareceu notícias inverídicas que apontaram uma suposta superação da audiência das TVs abertas no Brasil pelo YouTube a partir de dados de pesquisa divulgados pela própria plataforma. “Os dados divulgados misturavam pesquisas de declaração do consumidor, pesquisas de consumo e dados internos do YouTube, embaralhando fontes, metodologias e recortes de universos diferentes, sem refletir a audiência medida em suas pesquisas”, destacou a nota assinada pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) e pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABRATEL).

De acordo com os dados auditados da própria Kantar IBOPE Media (CPV 2023), a TV linear representa 74,3% de todo o consumo de vídeo. A TV Aberta registra 64,5%, contra 25,7% de todas as plataformas de vídeo online somadas. O consumo dos canais aberto é quase o triplo das plataformas de vídeo online. Foram quase 10 trilhões de minutos consumidos dos canais abertos em 2023 contra 3,8 trilhões das plataformas.

“Reforçamos a necessidade de assegurar o uso íntegro de dados auditáveis e independentes para criarmos padrões seguros de comparação das medições de audiência do meio TV e das plataformas digitais”, reiterou a nota.

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Métricas na TV aberta

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABRATEL), a Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO) e a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) convocaram o mercado publicitário brasileiro para debater alternativas de integração de métricas.

O trabalho está em andamento no Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP) para evitar o surgimento de soluções unilaterais, com fontes distintas e não certificadas de dados e sem parametrização.

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