Ícone do site Portal GCMAIS

Quando termina o prazo para resgatar dinheiro esquecido?

Quando termina o prazo para resgatar dinheiro esquecido?

Foto: Divulgação

O prazo para resgatar dinheiro esquecido em bancos e instituições financeiras está se esgotando. Os cidadãos poderão acessar mais de R$ 8 bilhões disponíveis no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central. Após a data limite, os valores que não forem reclamados serão encaminhados ao Tesouro Nacional, o que torna urgente a verificação e o resgate desses montantes. A seguir, saiba quando termina o prazo para resgatar dinheiro esquecido.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O SVR é uma plataforma criada pelo Banco Central que permite a consulta de valores abandonados por pessoas físicas e jurídicas em contas bancárias, consórcios e outras instituições financeiras. Os valores podem incluir contas inativas, créditos de tarifas indevidas e até saldos não reclamados após a morte do titular. A consulta é feita exclusivamente pelo site oficial: valoresareceber.bcb.gov.br.

Como funciona o resgate?

Para realizar o resgate, os interessados devem seguir alguns passos simples:

É importante destacar que, caso o usuário perca a data agendada, poderá solicitar um novo acesso e agendar uma nova data.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Consequências do não resgate

Após o dia 16 de outubro, os valores não reclamados serão enviados ao Tesouro Nacional. O Banco Central publicará um edital com informações sobre os montantes recolhidos, incluindo dados das instituições financeiras envolvidas. Os cidadãos terão um prazo adicional de 30 dias para solicitar os valores após a publicação do edital. Se ainda assim não houver solicitação, será possível pedir judicialmente os valores por mais seis meses. Caso nenhuma ação seja tomada, os recursos se tornarão propriedade da União.

Quando termina o prazo para resgatar dinheiro esquecido?

O prazo para resgatar dinheiro esquecido termina em breve, no dia 16 de outubro de 2024. Os cidadãos devem estar atentos para evitar fraudes durante o processo de consulta e resgate. O Banco Central alerta que todos os serviços do SVR são gratuitos e que não envia links ou mensagens para confirmar dados pessoais. O único site legítimo para consulta é o mencionado anteriormente.

Leia também | Mais de R$ 228 milhões do abono salarial estão disponíveis para saque; veja como retirar

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile