FIM DO PRAZO

Confira dicas de como não cair em golpes ao retirar dinheiro esquecido no banco

Com o fim do prazo para a retirada dos valores, as ações dos golpistas na internet podem se intensificar

Compartilhe:
16 de outubro de 2024
Portal GCMAIS

Esta quarta-feira (16) é o último dia para resgatar dinheiro que foi “esquecido” no no Sistema de Valores a Receber do Banco Central (BC) – com isso, é importante atentar a dicas para não cair em golpes nesse processo. Os cuidados precisam ser redobrados, na reta final do prazo, uma vez que com isso os golpistas também podem aproveitar para intensificar as ações criminosas.

Confira dicas de como não cair em golpes ao retirar dinheiro esquecido no banco
Foto: Pixabay

Depois desta quarta-feira, o dinheiro deixado no sistema bancário poderá ser incorporado aos cofres do Tesouro Nacional, segundo o Ministério da Fazenda. Os cidadãos podem consultar o site oficial do Banco Central, para ver se têm valores a receber. Em março de 2023, a maior quantia já resgatada até o momento foi retirada por uma empresa (pessoa jurídica), que sacou R$ 3,3 milhões.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Confira dicas de como não cair em golpes no processo de retirar dinheiro esquecido do sistema do Banco Central:

  • Certifique-se de acessar o site oficial do Banco Central, no endereço https://valoresareceber.bcb.gov.br;
  • Desconfie de pessoas desconhecidas oferecendo ajuda no processo. Golpistas muitas vezes tentam ganhar a confiança das vítimas, para então aplicar os golpes;
  • Procure fontes oficiais para tirar dúvidas, em especial o próprio Banco Central, pelos canais do BC;
  • Não divulgue informações pessoais, principalmente dados de cartões de crédito ou detalhes sensíveis sobre contas bancárias. O Banco Central não pede esse tipo de dado para fazer o resgate.
  • Faça a verificação e o saque dos valores com calma. Ainda que seja o último dia para a retirada, a pressa das vítimas pode facilitar o trabalho de criminosos. Certifique-se de que tudo está correndo de modo apropriado.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Como sacar o ‘dinheiro esquecido’?

O Banco Central alerta que o único site para a consulta dos valores a receber é o https://valoresareceber.bcb.gov.br. É preciso acessar o site e clicar em “Consulte se tem valores a receber”. Insira os dados e clique em “Consultar”. Após a consulta mostrar que há valores a receber, o cidadão deverá clicar em “Acessar o SVR” e, se não houver fila de espera, ele será direcionado para a página de login gov.br. Veja o que será necessário para o acesso no caso de pessoas físicas e empresas:

– Para acessar os valores do usuário (pessoa física) ou de pessoas falecidas, a conta gov.br precisa ser de nível prata ou ouro;

– Para acessar valores de pessoa jurídica, a conta gov.br precisa ter o CNPJ a ela vinculado (qualquer tipo de vínculo, exceto Colaborador).

– O usuário terá 30 minutos dentro do sistema. Ele irá acessar a opção “Meus Valores a Receber”. Depois, deve ler e aceitar o Termo de Ciência e verá na tela o valor a receber, o nome e os dados de contato da instituição que devolverá o valor, além da origem (tipo) do valor. Em alguns casos, aparecerão também outras informações.

– O usuário deve clicar em “Solicitar por aqui” e selecionar uma chave Pix, caso em que a instituição devolverá o valor em até 12 dias úteis – não necessariamente via Pix (pode ser realizada TED, por exemplo). É importante guardar o número de protocolo.

Leia também | Prazo para resgate de “dinheiro esquecido” no Banco Central termina nesta quarta-feira (16)

O que é Sistema de Valores a Receber?

O Sistema de Valores a Receber (SVR) é um serviço do Banco Central no qual o cidadão pode consultar se ele, sua empresa ou alguma pessoa falecida tem “dinheiro esquecido” em algum banco, consórcio ou outra instituição – e, caso tenha, ele pode solicitar o valor.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.