Com a proximidade do final do ano, cresce a expectativa dos beneficiários do Bolsa Família quanto à possibilidade de receber um abono natalino em 2024, especialmente após a confirmação do pagamento do 13º salário para trabalhadores com carteira assinada. No entanto, o cenário para os inscritos no programa assistencial é diferente.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O Bolsa Família é um programa voltado à redução da pobreza e desigualdade social, funcionando como um benefício assistencial, e não trabalhista, como o 13º salário. O Governo Federal já anunciou que, em 2024, não há previsão de um abono natalino para os beneficiários do programa, pois essa modalidade de pagamento não está incluída na estrutura do Bolsa Família.
Pagamentos de outubro
Os pagamentos do Bolsa Família para o mês de outubro começam a ser liberados a partir do dia 18. O valor será depositado conforme o final do Número de Identificação Social (NIS). Além disso, os estados do Rio Grande do Sul e Acre terão prioridade nos repasses devido aos recentes desastres naturais.
Confira o calendário de pagamento:
- NIS final 1: 18 de outubro
- NIS final 2: 21 de outubro
- NIS final 3: 22 de outubro
- NIS final 4: 23 de outubro
- NIS final 5: 24 de outubro
- NIS final 6: 25 de outubro
- NIS final 7: 28 de outubro
- NIS final 8: 29 de outubro
- NIS final 9: 30 de outubro
- NIS final 0: 31 de outubro
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Abono natalino do Bolsa Família 2024 em alguns estados
Embora o Governo Federal não preveja o pagamento de um abono natalino em âmbito nacional, alguns estados, como Pernambuco e Paraíba, já ofereceram esse tipo de benefício em anos anteriores. No entanto, essa concessão é de responsabilidade dos governos estaduais, e ainda não há confirmação sobre a repetição desse abono em 2024.
Leia também | Famílias inscritas no CadÚnico ganham programa de descontos; saiba quem tem direito