O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) começa nesta quinta-feira (17) o processo de carga das urnas eletrônicas que serão utilizadas no 2º turno das Eleições 2024. Serão preparadas 6.034 urnas no total, sendo 5.274 destinadas a Fortaleza e 760 a Caucaia.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Durante as cerimônias, também serão testadas as 421 urnas de contingência que servirão como reserva para Fortaleza e as 76 destinadas a Caucaia.
O procedimento de carga continuará até o dia 20 de outubro na capital e ocorrerá de 21 a 23 de outubro em Caucaia.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
TRE-CE realiza carga das urnas eletrônicas para o 2º turno das eleições 2024
A carga das urnas consiste na inserção de dados e aplicativos necessários para o funcionamento das urnas no dia da votação e para a posterior auditoria. Esses dados incluem informações sobre seções eleitorais, eleitores e candidatos. Durante o processo, todos os componentes das urnas são testados. Ao final, os equipamentos recebem lacres físicos para garantir que qualquer tentativa de violação possa ser identificada.
A cerimônia de carga também representa uma etapa de auditoria das urnas, conforme as normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após a carga e antes da lacração, 3% das urnas de cada zona eleitoral, incluindo urnas de seção e de contingência, passam por verificação para garantir a autenticidade e integridade dos sistemas instalados. Além disso, é realizada uma simulação de votação com a participação de todos os presentes. Depois de conferido o resultado dessa simulação, as urnas utilizadas na auditoria são lacradas novamente.
Leia também | Jade Romero anuncia três novas unidades da Casa da Mulher Brasileira para o interior do Ceará
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<