Um grupo de profissionais da área de Finanças Públicas e Governança Fiscal, que inclui o ex-prefeito de Fortaleza, Antônio Cambraia, o deputado Mauro Filho e outros profissionais, manifestou publicamente em uma carta de apoio à candidatura de Evandro Leitão (PT) para prefeito da capital cearense, ressaltando a importância de uma gestão competente e eficiente para os desafios futuros. O candidato disputa o Paço Municipal contra André Fernandes (PL) e quem vencer o segundo turno, no próximo dia 27 vai gerir a quarta maior capital do País em termos de população, com 2,4 milhões de habitantes em uma área de 313 km². Fortaleza é é a cidade mais populosa das regiões Norte e Nordeste.
Segundo o grupo, que inclui ex-secretários de Finanças da cidade, a complexidade da administração de Fortaleza exige um prefeito que compreenda profundamente o cenário fiscal local, especialmente em um momento de crescimento do orçamento, que em 2025 alcançará R$ 14,7 bilhões, com R$ 1,2 bilhão destinados a investimentos. Para a execução dessas iniciativas, será fundamental uma ampla articulação entre as esferas municipal, estadual e federal, já que mais da metade das receitas da cidade provêm de transferências intergovernamentais.
“Reconhecemos em Evandro Leitão a capacidade política e administrativa necessária para enfrentar os desafios futuros de Fortaleza, especialmente em um contexto de cooperação interfederativa e novas realidades fiscais”, afirmaram os signatários do manifesto, reforçando que a candidatura de Leitão representa a melhor escolha para garantir o desenvolvimento contínuo e sustentável da cidade.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Além disso, os profissionais destacaram que mais de 90% dos investimentos municipais dependem de operações de crédito. Isso reforça a necessidade de um gestor que tenha habilidade técnica e política para captar recursos tanto onerosos quanto não onerosos, de fontes como os orçamentos da União e do Estado.
O apoio a Evandro Leitão se baseia em sua experiência na articulação política e administrativa. A aprovação da Lei Complementar 180/2018, conhecida como “Ceará um Só”, foi citada como um exemplo de sua habilidade em promover a cooperação interfederativa, essencial para a gestão eficiente de cidades como Fortaleza.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Outro ponto destacado pelo grupo é a iminente implementação da Reforma Tributária, aprovada com ampla maioria na Câmara dos Deputados, que unificará tributos e exigirá adaptação das administrações municipais. Em 2025, o novo prefeito de Fortaleza já estará à frente desse processo, que começará com a implantação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Para tanto, será necessário um líder com profundo entendimento da nova realidade fiscal e capacidade de conduzir a transição.
O grupo aproveitou para criticar o voto contrário do deputado federal André Fernandes à Reforma Tributária, destacando que a medida é apoiada pela maioria da população brasileira e já adotada por mais de 140 países.
Leia também | Padre Cícero Romão Batista entra no Livro dos Heróis da Pátria após aprovação de projeto
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<