SEGURANÇA

Três fugitivos de Unidade Prisional em Itaitinga são recapturados; um ainda está foragido

Com isso, resta apenas um detento ainda em fuga, identificado como Francisco de Assis Oliveira, pois outro detento já havia sido recapturado

Compartilhe:
17 de outubro de 2024
Portal GCMAIS

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (SAP) informou que três dos cinco detentos que fugiram da Unidade Prisional Elias Alves da Silva (UP-4), em Itaitinga, no domingo (13) foram recapturados nesta quinta-feira (17). Os fugitivos Devison Pereira de Oliveira dos Santos, Francisco Ítalo Mendes Ribeiro e Kennedy Xavier Rodrigues foram encontrados pelas forças de segurança. Com isso, resta apenas um detento ainda em fuga, identificado como Francisco de Assis Oliveira, pois outro detento já havia sido recapturado.

Três fugitivos de Unidade Prisional em Itaitinga são recapturados; um ainda está foragido
Foto: Reprodução/Colagem GC Mais

A operação de recaptura começou ainda na noite do domingo, com buscas intensificadas pela Polícia Penal ao longo da madrugada de segunda-feira (14). O primeiro recapturado foi Diego da Costa Silva, que também havia escapado com os outros quatro. As autoridades informaram que a fuga ocorreu após os presos utilizarem uma corda feita de lençóis, conhecida como “teresa”, para escalar a muralha da unidade prisional.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Os fugitivos conseguiram quebrar os cadeados da ala C da prisão, onde estavam detentos vinculados a facções criminosas. Três dos cinco homens, incluindo Francisco Ítalo e Diego da Costa, são integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção de origem paulista. Já Devison Pereira é vinculado à facção cearense Guardiões do Estado (GDE). Após quebrar os cadeados, os detentos tiveram acesso à área de banho de sol e, em seguida, escalaram o muro com a ajuda da corda improvisada.

Essa fuga é o segundo incidente semelhante registrado em 2024 na mesma unidade. Em agosto, seis detentos escaparam utilizando uma guarita desativada e a mesma técnica com lençóis amarrados. A reincidência desse tipo de ação tem levantado preocupações sobre a segurança das instalações e as condições estruturais da prisão.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

As forças de segurança seguem as buscas para localizar Francisco de Assis Oliveira, o último fugitivo ainda foragido. A SAP e o Sindicato dos Policiais Penais do Ceará (Sindppen-Ce) reforçaram o compromisso de intensificar as ações para evitar novas fugas e recapturar o detento restante o mais breve possível.

Foto: Reprodução/Colagem GC Mais

Leia também | Polícia recaptura um dos cinco detentos que fugiram de unidade penitenciária em Itaitinga/CE

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.