O deputado federal Júnior Mano, do Partido Liberal (PL) – mesma sigla de André Fernandes – participou nesta quinta-feira (17) de um evento da campanha de Evandro Leitão (PT) à Prefeitura de Fortaleza. Também participaram o governador Elmano de Freitas (PT) e o ministro da Educação e ex-governador Camilo Santana (PT).
O evento foi de iniciativa de Bruno Gonçalves (PRD), prefeito reeleito de Aquiraz e filho do prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves. Acilon, inclusive, presidiu o PL estadual no Ceará até o ano passado, quando a ala mais próxima a Bolsonaro passou a assumir o comando da sigla. Desde então, o presidente é o deputado estadual Carmelo Neto, aliado próximo de André Fernandes.
Acilon, assim como o grupo político ligado a ele, estava no PL cearense já antes da chegada de Bolsonaro à sigla, em novembro de 2021. Bolsonaro ingressou na legenda para disputar a reeleição em 2022, uma vez que até então estava sem partido. Com a chegada dele, entraram também no PL diversos apoiadores do ex-presidente, inclusive no Ceará. O grupo bolsonarista, com isso, ganhou força dentro do partido, com Acilon tendo renunciado à presidência estadual e depois saído do partido.
Evandro Leitão e André Fernandes disputam o segundo turno da eleição municipal em Fortaleza. Todas as últimas pesquisas de intenção de voto divulgadas indicam empate técnico entre os dois: a pesquisa Datafolha desta quinta-feira (17) aponta 45% para André e 43% para Evandro; a Paraná Pesquisas aponta 47,6% para André e 44,4% para Evandro; na Real Time Big Data, ambos aparecem com 45%. As margens de erro para as pesquisas são de três pontos percentuais para mais ou para menos, com exceção da Paraná Pesquisas, que trabalha com margem de 3,5 pontos.