Mesmo fora do período chuvoso, 48 cidades do Ceará estão sob alerta de chuvas intensas e ventos fortes neste sábado (19), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, de nível amarelo (perigo potencial), foi emitido nesta sexta-feira (18) e prevê precipitações que podem chegar a 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos entre 40 e 60 km/h. O alerta permanece válido até as 10h deste sábado.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A região Sul do estado, especialmente o Cariri e áreas próximas, é a mais afetada pelas condições climáticas incomuns para o mês de outubro. A média histórica de chuvas para o mês é de apenas 3,9 mm, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Até o momento, as precipitações registradas no Ceará neste mês não ultrapassam 0,5 mm.
Aviso e riscos
O aviso amarelo do Inmet indica um risco leve a moderado de impactos, como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. As autoridades recomendam que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante as rajadas de vento e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, é aconselhado evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante as tempestades.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Previsão para o fim de semana
Segundo a Funceme, as condições climáticas adversas se mantêm até o final de semana. Na noite desta sexta-feira (18), o céu nas macrorregiões do estado deve variar de parcialmente nublado a nublado, com alta possibilidade de chuva no Cariri, no Sul da Jaguaribana e no Sul do Sertão Central e Inhamuns. Há ainda previsão de chuvas fracas e isoladas no Litoral de Fortaleza e regiões próximas durante as madrugadas de sábado e domingo.
Cidades sob alerta de chuvas e ventos intensos
As seguintes cidades estão sob o aviso meteorológico emitido pelo Inmet:
- Abaiara
- Acopiara
- Aiuaba
- Altaneira
- Antonina do Norte
- Araripe
- Arneiroz
- Assaré
- Aurora
- Baixio
- Barbalha
- Barro
- Brejo Santo
- Campos Sales
- Caririaçu
- Cariús
- Catarina
- Cedro
- Crateús
- Crato
- Farias Brito
- Granjeiro
- Iguatu
- Independência
- Ipaumirim
- Jardim
- Jati
- Juazeiro do Norte
- Jucás
- Lavras da Mangabeira
- Mauriti
- Milagres
- Missão Velha
- Mombaça
- Nova Olinda
- Novo Oriente
- Parambu
- Penaforte
- Porteiras
- Potengi
- Quiterianópolis
- Saboeiro
- Salitre
- Santana do Cariri
- Tarrafas
- Tauá
- Umari
- Várzea Alegre
A população das áreas sob alerta deve ficar atenta às condições climáticas e seguir as orientações de segurança das autoridades locais.
Leia também | Empresária reivindica 80% das terras de Jericoacoara; moradores temem impactos ambientais e turísticos
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<