Ícone do site Portal GCMAIS

Caso Lula: entenda o que é um ferimento corto-contuso na cabeça

Presidente Lula sofre ferimento: entenda o que é uma lesão corto-contusa

Foto: Reprodução

Neste sábado (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu um acidente doméstico que o levou a cancelar sua viagem planejada à Rússia. O presidente, ao retornar de uma viagem a São Paulo, bateu a parte de trás da cabeça (região occipital) e precisou de atendimento médico no hospital Sírio-Libanês, em Brasília.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O incidente resultou em um ferimento corto-contuso, o que exigiu que Lula recebesse pontos na cabeça. A área occipital do crânio é responsável pela proteção do cérebro, do cerebelo e da medula espinhal, regiões que abrigam importantes terminações nervosas. Essa parte do cérebro está diretamente ligada à percepção visual, incluindo a detecção de cores, formas e movimentos, além de ser essencial para tarefas visuais complexas, como a percepção de profundidade e o reconhecimento de rostos.

De acordo com especialistas, os ferimentos corto-contusos são considerados de gravidade moderada, posicionados no terceiro nível em uma escala de sete categorias de machucados superficiais. Esse tipo de lesão é causado pelo impacto de um objeto não afiado, que gera tanto uma contusão quanto um pequeno corte. O tratamento costuma ser simples, geralmente envolvendo a limpeza da área e a sutura para prevenir infecções, conforme o Manual MSD de Medicina.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Presidente Lula sofre ferimento; entenda o que é lesão corto-contusa

Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre as circunstâncias exatas do acidente ou quais exames foram realizados. Em casos de ferimentos na cabeça, é comum que sejam feitos exames de imagem para descartar possíveis danos internos, tanto nos órgãos quanto nos ossos.

O hospital Sírio-Libanês divulgou uma nota informando que, apesar do incidente, o presidente poderá continuar exercendo suas atividades normalmente. No entanto, ele foi orientado a evitar viagens aéreas de longa distância enquanto se recupera.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também| Senador Jorge Kajuru tem vídeos íntimos vazados nas redes sociais

 

Sair da versão mobile