Ícone do site Portal GCMAIS

Cientista política analisa campanha de Evandro Leitão no 2º turno das eleições em Fortaleza

Cientista política analisa campanha do 2º turno das eleições em Fortaleza

Foto: Reprodução

No episódio desta segunda-feira (21) do podcast Eleições na Cidade, a cientista política Monalisa Soares, professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), analisou a campanha de Evandro Leitão (PT) na disputa pela prefeitura de Fortaleza. Segundo ela, o desempenho do candidato no segundo turno tem sido notavelmente melhor em comparação à sua performance no início da corrida eleitoral, impulsionado pela mobilização crescente e pelo fortalecimento de sua base de apoio.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Monalisa ressaltou que tanto Evandro quanto André Fernandes (PL) começaram a disputa “muito atrás” nas primeiras pesquisas. Contudo, ambos tinham uma base sólida de eleitores e contaram com estruturas partidárias robustas, o que foi decisivo para avançarem ao segundo turno. “Apesar das primeiras pesquisas apontarem Evandro e André muito lá atrás, eles tinham elementos fundamentais para uma disputa política. Eles tinham uma base sólida que votaria neles, independente de qualquer coisa”, explicou a professora.

De acordo com Monalisa, a campanha de Evandro Leitão passou por uma transformação significativa entre os dois turnos. No primeiro turno, a candidatura petista enfrentou dificuldades e resistências internas, especialmente de setores mais tradicionais do PT. No entanto, o cenário mudou após a votação inicial, com uma maior mobilização e articulação das lideranças do partido e aliados. “O primeiro turno tinha suas atividades, mas agora sim, é dia e noite. As lideranças se separaram, não estão mais centralizadas com o candidato, e isso está dando fôlego para o cenário”, avaliou a cientista política.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Além disso, Monalisa enfatizou a importância da polarização entre o bolsonarismo e o petismo, que tem equilibrado a disputa. “O André é o anti-petismo, o Evandro é o anti-bolsonarismo. Então, isso já mobiliza um meio mais equilibrado da disputa”, destacou. Esse embate direto entre os dois candidatos tem criado uma sensação de virada no eleitorado, especialmente para Evandro, que começou a corrida eleitoral sem ser considerado um dos favoritos.

A cientista política também comentou sobre o papel decisivo que o último debate televisivo poderá desempenhar nessa reta final da campanha. Segundo ela, o desempenho de Evandro será crucial para consolidar essa percepção de crescimento e reverter a vantagem de André Fernandes nas pesquisas. “No caso do candidato petista, vai precisar apresentar, de fato, uma boa performance. […] Esse debate vai ser muito importante para gerar cortes que vão ficar nas redes sociais finais, e é o que vai ficar na memória do eleitor até domingo”, analisou Monalisa.

Com a disputa acirrada e o cenário de empate técnico apontado por algumas pesquisas, o segundo turno das eleições de Fortaleza promete ser definido nos detalhes, com ambos os candidatos se preparando para um embate final decisivo. Para Evandro Leitão, o desafio será continuar a mobilização intensa e capitalizar sua melhoria de desempenho até o dia da votação.

Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

Sair da versão mobile