Em seis meses, o programa “Meu Celular” recuperou cerca de 4 mil aparelhos no Ceará, com uma média de 22 celulares por dia. Os dados foram divulgados pelo governador Elmano de Freitas (PT) durante uma solenidade na segunda-feira (21), onde 600 celulares foram devolvidos aos seus donos. No total, 3.849 dispositivos já foram recuperados desde o início do programa, com 3.249 entregues anteriormente.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O governador reconheceu que o número de devoluções indica falhas no sistema de segurança, afirmando que o governo está empenhado em corrigir essa situação. “Nós temos que ter a humildade de reconhecer e estamos aqui na busca de tentar devolver uma propriedade que é de vocês”, destacou.
Lançado em abril, o programa foi criado para auxiliar na recuperação de celulares roubados, furtados ou perdidos, utilizando informações de Boletins de Ocorrência. Os aparelhos são identificados por agentes de segurança durante abordagens policiais.
O secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, reforçou a importância da ferramenta para a aplicação da lei, ressaltando que a informação é “a verdadeira arma do cidadão” e que a tecnologia deve ser usada pela sociedade. Ele também destacou a eficiência das forças de segurança, que retiram em média 18 armas de fogo de circulação por dia e encaminham cerca de 83 pessoas ao sistema penitenciário do estado diariamente.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Programa “Meu Celular “
A ferramenta Meu Celular foi lançada no início de abril para auxiliar na recuperação de celulares furtados ou roubados no Ceará. O sistema foi desenvolvido por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação, vinculada à Secretaria da Segurança Pública (SSPDS).
Em caso de roubo, furto ou extravio de equipamento, o usuário deve acessar o endereço da plataforma e registrar a ocorrência, apertando um botão que indica a restrição. O alerta fica pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja.
A ferramenta pode ser acessada em meucelular.sspds.ce.gov.br. Para criar o alerta, o cidadão poderá cadastrar o telefone celular na plataforma, fornecendo alguns dados pessoais, para que as autoridades policiais sejam notificadas. Tablets também poderão ser cadastrados.
Leia também | CIEE disponibiliza 255 vagas de estágio no Ceará em diversas áreas de estudo; confira