As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas em 3 e 10 de novembro, próximo mês, e os locais de prova poderão ser consultados em breve. Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável por aplicar os testes, foram mais de 5 milhões de inscritos para o Enem deste ano.
Os locais de prova serão disponibilizados para os candidatos ao longo desta semana, sem que haja uma data específica. Quando disponíveis, os locais poderão ser consultados na página do participante no site do Inep, mediante login.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O participante deve logar pela plataforma gov.br, clicando em seguida em Local de Prova / Cartão de confirmação. O cartão informa as principais informações necessárias para quem vai fazer a prova, incluindo, além do endereço, horário do início da aplicação e número da sala.
Ceará
O Ceará é o sexto estado com maior número de inscritos para o Enem 2024. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registraram 5.055.699 inscritos para o Enem 2024 em todo o Brasil, superando as últimas edições.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O estado do Ceará contabilizou um total de 279.054 mil inscritos, ficando atrás apenas da Bahia, Amazonas, Amapá, Alagoas e Acre.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, por exemplo, o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Leia também | Gil do Vigor faz aulão gratuito pré-Enem e é agradecido por estudantes