Ícone do site Portal GCMAIS

TRE-CE inicia distribuição de urnas para o 2º turno das eleições em Fortaleza nesta quarta-feira (23)

TRE-CE inicia distribuição de urnas para o 2º turno das eleições em Fortaleza nesta quarta-feira (23)

Foto: TSE

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) deu início nesta quarta-feira (23) à distribuição das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas mais de 5,4 mil seções de votação em Fortaleza. Os equipamentos serão instalados em 670 locais, preparando a cidade para o segundo turno das eleições municipais, marcado para o próximo domingo (27).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O transporte das urnas começou às 7h e seguirá até sábado (26), véspera da votação. Ao todo, 123 veículos foram mobilizados, saindo do Centro de Armazenamento e Manutenção de Urnas (CAMU) do TRE-CE, com rotas definidas pelas zonas eleitorais.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Distribuição de urnas em Fortaleza

Publicidade

Nos pontos de votação, as urnas serão entregues aos delegados de prédio, responsáveis por sua segurança.

Em Caucaia, a entrega das urnas está programada para sábado (26), com conclusão prevista para o mesmo dia. No município, cerca de 760 seções serão atendidas. Após a instalação, todas as urnas passarão por testes antes da abertura das seções eleitorais.

TRE-CE realiza carga das urnas eletrônicas para o 2º turno das eleições 2024

A carga das urnas consiste na inserção de dados e aplicativos necessários para o funcionamento das urnas no dia da votação e para a posterior auditoria. Esses dados incluem informações sobre seções eleitorais, eleitores e candidatos. Durante o processo, todos os componentes das urnas são testados. Ao final, os equipamentos recebem lacres físicos para garantir que qualquer tentativa de violação possa ser identificada.

A cerimônia de carga também representa uma etapa de auditoria das urnas, conforme as normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após a carga e antes da lacração, 3% das urnas de cada zona eleitoral, incluindo urnas de seção e de contingência, passam por verificação para garantir a autenticidade e integridade dos sistemas instalados. Além disso, é realizada uma simulação de votação com a participação de todos os presentes. Depois de conferido o resultado dessa simulação, as urnas utilizadas na auditoria são lacradas novamente.

Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile