Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará pode ser o primeiro estado com 100% das escolas em tempo integral, diz secretária de educação

Ceará pode ser o primeiro estado com 100% das escolas em tempo integral, diz secretária de educação

Foto: GCC

O Ceará está prestes a se tornar o primeiro estado brasileiro com 100% das suas escolas estaduais funcionando em tempo integral. A meta, estabelecida pelo governo do estado e coordenada pela Secretaria de Educação (SEDUC), prevê que até 2026 todas as unidades da rede estadual ofereçam nove horas de aulas diárias, incluindo três refeições para os estudantes. O projeto visa proporcionar uma educação mais completa e inclusiva, dando aos alunos mais tempo para aprender e desenvolver projetos de vida. A afirmação foi da secretária de educação Eliana Estrela, na manhã desta quinta-feira (24), durante entrevista ao programa Pan News em Revista – 1ª edição, da Jovem Pan News Fortaleza, com os jornalista Luciano Augusto e Miguel Anderson Costa.

“Estamos trabalhando intensamente. Já entregamos quase 40 novas unidades e temos mais em licitação. Nossa meta é garantir que todas as escolas da rede sejam de tempo integral até o fim do governo Elmano de Freitas”, destacou a secretária de educação. Eliana Estrela declarou que o estado já está avançando na implementação da meta, com a construção de 138 novas escolas.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O modelo cearense difere de outros estados por garantir que os alunos permaneçam na escola até as 17h, e não apenas até o início da tarde, como ocorre em algumas regiões. Eliana Estrela explica que o tempo a mais nas escolas vai além do aprendizado acadêmico. “São nove horas de desenvolvimento em várias dimensões. Temos projetos de vida, atividades culturais, esportivas e o uso de tecnologia nos laboratórios. Esse tempo extra não é apenas mais aulas, é mais oportunidades para os nossos alunos”, explicou a secretária.

Para Eliana, o modelo de tempo integral ajuda a criar um ambiente propício para que os alunos sonhem e planejem o futuro. “A escola é um lugar de sonhos. Nossos estudantes têm espaço e apoio para construir suas trajetórias. O tempo integral fortalece esses sonhos, porque o aluno está mais tempo na escola, em contato com professores, diretores e colegas que os incentivam”, afirmou.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ceará pode ser primeiro estado brasileiro a ter 100% das escolas em tempo integral

O sucesso das políticas públicas educacionais do Ceará vai além das fronteiras brasileiras. O estado é constantemente procurado por outras regiões do país e até por países estrangeiros que querem replicar o modelo. “O Ceará já é uma referência. Somos convidados para falar sobre nossa experiência em várias partes do mundo”, destacou Eliana Estrela.

Ela atribui o sucesso à continuidade das políticas educacionais implementadas nos últimos anos, desde a gestão de Cid Gomes, seguida por Camilo Santana e agora com Elmano de Freitas. “Nós temos um trabalho de longo prazo, e essa continuidade é o que nos mantém no topo. A responsabilidade é grande, mas temos um time aguerrido, com professores, diretores e servidores comprometidos em garantir uma educação de qualidade para todos”, concluiu Eliana.

Leia também | Prefeito eleito de Jijoca de Jericoacoara se posiciona contra doação de terras em acordo com empresária

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile