Ícone do site Portal GCMAIS

“Investimos muito no Enem desde o primeiro dia de aula”, declara secretária de educação

"Investimos muito no Enem desde o primeiro dia de aula", declara secretária de educação

Foto: GCC

O Ceará está na liderança nacional quando o assunto são as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024. De acordo com a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC), 99% dos alunos da rede estadual se inscreveram para a edição deste ano do exame, graças a um esforço conjunto das escolas e programas de incentivo criados pelo governo estadual. O ENEM, que será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, é considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, e o Ceará tem feito um grande investimento para garantir que seus estudantes estejam preparados. A declaração foi feita pela secretária de educação Eliana Estrela, na manhã desta quinta-feira (24), durante entrevista ao programa Pan News em Revista – 1ª edição, da Jovem Pan News Fortaleza, com os jornalista Luciano Augusto e Miguel Anderson Costa.

“Desde o primeiro dia de aula, já começamos a preparar nossos alunos para o ENEM. Mobilizamos professores, diretores e toda a equipe escolar para acompanhar de perto cada etapa, desde a inscrição até a preparação para as provas”, explicou a Secretária de Educação, Eliana Estrela. A estratégia inclui aulas de reforço, aulões motivacionais e de redação, além do programa “Esquenta ENEM”, que está sendo realizado na reta final de preparação.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Para garantir a adesão dos alunos, o estado também organizou mutirões nas escolas para auxiliar aqueles que enfrentavam dificuldades com documentação, como a falta de RG ou CPF, e promover a isenção de taxas de inscrição. “Acreditamos no potencial de cada jovem cearense. Por isso, fazemos questão de estar ao lado deles em cada passo, garantindo que todos tenham a oportunidade de fazer o exame e mostrar o que aprenderam”, afirmou Eliana.

Além disso, o programa “Pé de Meia” está sendo usado como incentivo financeiro: os alunos que participarem dos dois dias de prova receberão um bônus de R$ 200, reforçando a importância de completar a avaliação. “Queremos garantir que todos compareçam tanto no primeiro quanto no segundo dia de prova, pois ambos são decisivos”, acrescentou a secretária.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Secretária de educação afirma que Ceará tem maior número de inscrições no Enem em 2024

O Ceará tem se destacado na busca pela recomposição da aprendizagem dos alunos, especialmente após os desafios impostos pela pandemia. Durante o período de isolamento, o estado foi pioneiro na distribuição de tablets e chips de internet para garantir que os estudantes continuassem a estudar de forma remota. No entanto, Eliana Estrela destacou que nada substitui a presença em sala de aula e o acompanhamento direto dos professores.

“Sabemos que a presença do professor em sala de aula é insubstituível. O retorno às aulas presenciais foi crucial para reestabelecer o ritmo de aprendizagem. Fizemos um grande esforço para recompor o que foi perdido, especialmente em áreas como matemática, que é um desafio não só para o Ceará, mas para o mundo todo”, destacou a secretária.

Para superar essas lacunas, o estado investiu na criação de laboratórios de matemática e na formação continuada de professores. “Estamos trabalhando duro para garantir que nossos estudantes estejam bem preparados para enfrentar o ENEM e que eles possam continuar avançando em suas jornadas acadêmicas”, finalizou Eliana.

Leia também | Ceará pode ser o primeiro estado com 100% das escolas em tempo integral, diz secretária de educação

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile