Ícone do site Portal GCMAIS

“Demência do pugilista”: saiba mais sobre a encefalopatia traumática crônica, causa da morte de Maguila

"Demência do pugilista": saiba mais sobre a encefalopatia traumática crônica, causa da morte de Maguila

Foto: Hermes Rivera / Unsplash

José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, morreu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos, acometido de encefalopatia traumática crônica, também conhecida como demência do pugilista. Saiba mais sobre a doença incurável que levou a vida do esportista.

Trata-se de uma doença neurodegenerativa, que é causada principalmente por truamatismos (pancadas) repetidos na região da cabeça, por isso sendo associada a esportistas como pugilistas (boxeadores), mas também praticantes de rugby e futebol americano. Aproximadamente 3% dos atletas que têm essas concussões com frequência apresentam desenvolvimento da doença.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A doença era descoberta, inicialmente, em boxeadores no início do século XX, conforme estudo publicado no portal da Universidade de São Paulo (USP). Os sintomas podem ser parecidos com os de outras doenças que afetam o cérebro, como o mal de Alzheimer.

Conforme os especialistas, a doença é causada quando as pancadas afetam o cérebro, por meio de pancadas fortes ou movimentos intensos e repentinos no crânio. Esse tipo de movimento faz com que o cérebro se mova rapidamente dentro da cabeça, causando danos.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Os danos são caracterizados por pequenas lesões no tecido do cérebro, ou mesmo rompimento de pequenos vasos sanguíneos e estiramento das fibras nervosas. Com o tempo, esses danos se acumulam e podem desembocar no desenvolvimento da doença.

Os sintomas iniciais de encefalopatia traumática crônica costumam incluir uma ou mais das seguintes queixas:

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Maguila

Maguila lutou profissionalmente por 17 anos, entre 1983 e 2000, com 85 lutas oficiais, sendo 77 vitórias, sete derrotas e um empate técnico. Depois de se aposentar dos ringues, ele também foi diagnosticado com Mal de Alzheimer, a Encefalopatia estava atribuída a esta doença, mas, desde 2015, o ex-lutador fazia tratamento a base de Canibidiol.

Nascido em 12 de junho de 1958, em Aracaju, capital do Sergipe, Maguila deixou a terra natal para se dedicar ao boxe em São Paulo, aos 17 anos de idade. Após deixar os ringues, trabalhou como professor de escolinha da modalidade mantida pela prefeitura de São Paulo, localizada na região da rodovia Raposo Tavares. O ex-atleta se tornou uma figura proeminente no boxe mundial, especialmente na categoria peso-pesado, onde competiu profissionalmente entre 1983 e 2000.

Leia também | Nova diretriz europeia redefine valores de pressão arterial normal

Sair da versão mobile