Ícone do site Portal GCMAIS

Força Aérea: helicóptero faz resgate de tripulante filipino em cruzeiro por suspeita de apendicite

Força Aérea: helicóptero faz resgate de tripulante filipino em cruzeiro por suspeita de apendicite

Foto: Divulgação

Um tripulante filipino, que estava em um cruzeiro em alto mar, teve que ser resgatado com uso de um helicóptero, por suspeita de apendicite. No momento do resgate, o navio passava pela costa cearense, a 370 milhas náuticas da capital Fortaleza (equivalente a 685 quilômetros).

Em nota, a Marinha informou que acionou, na manhã desta quinta-feira (24), a estrutura do Salvamar Nordeste, coordenando a operação de Evacuação Aeromédica (EVAM) do tripulante Marapau Rogelio Sumabong, a bordo do cruzeiro “Ocean Endeavour”. O cruzeiro em questão, de bandeira portuguesa, partiu do Canadá com destino à cidade de Montevidéu, no Uruguai.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Ainda segundo a Marinha, o médico do Salvamar Nordeste constatou, via telemedicina, a suspeita de apendicite, ao consultar o paciente. Com isso, o navio foi orientado a seguir em direção a Fortaleza e o Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1°/8° GAV) da Força Aérea Brasileira (FAB) foi acionado para prestar apoio à evacuação, usando a aeronave H-36 Caracal.

Publicidade

Queda de avião caça

Em uma outra ocorrência registrada esta semana, envolvendo aeronave da FAB, um avião caça caiu perto da Base Aérea de Parnamirim, na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte (RN), no início da tarde da última terça-feira (22).

>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado pela FAB para conter as chamas na vegetação provocadas pelo querosene da aeronave, uma F-5M. Antes da queda, o piloto conseguiu desviar a aeronave para uma região desabitada e realizar o procedimento de ejeção. Ele foi resgatado e socorrido pela Brigada de Salvamento em bom estado de saúde. O militar foi levado ao Hospital da Base Aérea de Natal para exames complementares.

Leia também | Fortaleza registra 249 resgates de banhistas em risco de afogamento em 2024

Sair da versão mobile