Ícone do site Portal GCMAIS

Violência na política teve início após “momento bolsonarista” no Brasil, diz Camilo Santana

Camilo Santana fala sobre ameaça de morte contra candidato Evandro Leitão e alerta sobre violência na política

Foto: Reprodução

Em entrevista para o Jornal da Cidade na noite desta sexta-feira (25) o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a violência política teve início após o “momento bolsonarista” no Brasil, associando o aumento da violência política ao comportamento e aos discursos polarizadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo Camilo Santana, esse contexto tem alimentado sentimentos de ódio, divisão e intolerância no cenário político brasileiro.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O comentário de Camilo foi feito em resposta a um episódio envolvendo o vereador Inspetor Alberto, acusado de ameaçar publicamente de morte o candidato Evandro Leitão em um vídeo divulgado nas redes sociais. Santana destacou que o vereador já enfrenta processos judiciais movidos pelo próprio ministro devido a insultos anteriores. Para o ministro, episódios como esse refletem uma degradação na convivência política, que, segundo ele, deveria ser marcada pela liberdade de expressão e respeito mútuo.

“Estou impressionado com o nível das fake news. Eu mesmo fui vítima e testemunha, principalmente durante a pandemia, quando estávamos 24 horas por dia lutando para salvar vidas, garantir vacina e ampliar leitos de UTI”, declarou Santana, ao relembrar o período em que era governador do Ceará. O ministro ainda criticou o candidato André Fernandes, aliado de Bolsonaro, que, segundo ele, foi um dos que desprezaram a gravidade da pandemia ao se recusar a tomar a vacina e incentivar aglomerações.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Para Santana, a escalada de ataques e desinformação nesta campanha eleitoral em Fortaleza traz desafios para a democracia e para a condução de uma eleição justa e pacífica. Ele enfatizou que é fundamental garantir que o processo eleitoral transcorra com tranquilidade, permitindo que os cidadãos façam suas escolhas sem serem influenciados por discursos de ódio ou ameaças.

As declarações do ministro refletem uma preocupação crescente com a violência política no país, particularmente em um momento em que as tensões estão intensificadas nas redes sociais e em manifestações públicas. Ao encerrar sua fala, Santana destacou a importância de se combater a polarização com propostas que promovam a paz e o bem-estar da população, frisando que “a política deve ser um espaço de construção e não de destruição”.

Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Sair da versão mobile