Evandro Leitão (PT) foi eleito prefeito de Fortaleza no segundo turno das eleições municipais de 2024, disputado neste domingo (27). Com 100% das urnas apuradas, Leitão obteve 50,38% dos votos válidos e derrotou o candidato do PL, André Fernandes, que teve 49,62% dos votos válidos.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Evandro Sá Barreto Leitão está no terceiro mandato consecutivo de deputado estadual e foi reeleito, com unanimidade, presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2023-2024. Nascido em Fortaleza, no Ceará, em 16 de abril de 1967, é filho de Wellington Rocha Leitão e Silvia Barreto Leitão.
Foi reeleito em 2022 com 113.808 votos. Em 2018, foi eleito com 83.468 votos. Evandro Leitão foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2014 com 70.228 votos, sendo o 12º candidato mais bem votado entre os 46 eleitos. Destacou-se na política cearense como líder do Governo Camilo Santana na Assembleia Legislativa de 2014 a 2018. Em 2010, candidatou-se a uma vaga na Assembleia Legislativa pela primeira vez, obtendo 31.850 votos.
Economista formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e advogado pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC), Evandro Leitão é servidor público e auditor adjunto da Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE). Ele possui especializações em Gestão Pública e Marketing, trazendo uma formação diversificada para a administração municipal.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Evandro Leitão eleito prefeito de Fortaleza
A candidatura de Evandro foi apoiada por uma ampla coalizão de partidos, incluindo PT, PSD, PCdoB, PV, PSB, MDB, Republicanos e Progressistas. O evento de oficialização ocorreu no Centro de Formação Olímpica (CFO) e contou com a presença de importantes figuras políticas, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Educação Camilo Santana e o governador Elmano de Freitas.
Em sua campanha, priorizou o diálogo com a população e a atenção às demandas locais. No primeiro turno das eleições, ele obteve 34,33% dos votos válidos, ficando em segundo lugar, atrás de André Fernandes (PL).
Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS