Ícone do site Portal GCMAIS

Com vitória de Evandro nas urnas, PT segue tradição de eleger prefeitos em Fortaleza a cada duas décadas

Com vitória de Evandro nas urnas, PT firma tradição de eleger prefeitos a cada 20 anos em Fortaleza

Foto: Reprodução, Reprodução e Reprodução/Defensoria Pública do Ceará

A vitória de Evandro Leitão (PT) no pleito deste domingo (27) firma uma tradição do PT de eleger prefeitos em Fortaleza a cada 20 anos. Antes de Leitão, o Partido dos Trabalhadores já havia eleito duas prefeitas na capital cearense: Maria Luiza Fontenele, em 1985, e Luizianne Lins, em 2004 (e 2008).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A recente conquista de Evandro no cenário político de Fortaleza marca a polarização entre petismo e bolsonarismo, simbolizando uma nova era para o PT na capital cearense. Leitão superou o adversário André Ferandes (PL) por 10.838 votos em um disputa acirrada no segundo turno, em uma cidade com cerca de 2,5 milhões de habitantes.

A disputa municipal em Fortaleza se apresentava como um desafio para o PT após o resultado eleitoral de 2022. Na época, o hoje governador Elmano de Freitas conseguiu se eleger em primeiro turno no Ceará, mas perdeu em Fortaleza para Capitão Wagner (União Brasil), candidato posicionado mais à direita.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Além disso, apesar de Lula ter conquistado a capital naquela eleição, na disputa federal, a margem de vantagem ao petista foi menor do que no interior do estado. Camilo Santana, que se candidato ao Senado no mesmo ano, também enfrentou um cenário similar, com uma vitória massiva no interior do estado e um desempenho menor (embora ainda majoritário) na capital: foram 84,16% dos votos no Ceará de modo geral, frente a 57,39% em Fortaleza.

Além disso, o partido não encabeçava uma vitória em Fortaleza desde 2008, com a reeleição em primeiro turno de Luizianne Lins.

Leia também | Após vitória de Evandro em Fortaleza, Camilo chora e reza Pai-Nosso com a multidão

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile