Ícone do site Portal GCMAIS

Inspetor Alberto é denunciado por maus-tratos a animal e pode ter mandato cassado

Inspetor Alberto é denunciado por maus-tratos a animal e pode ter mandato cassado

Foto: Reprodução Instagram

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará (CRMV-CE) denunciou formalmente, nesta segunda-feira (28), o vereador Inspetor Alberto (PL), solicitando que ele tenha seu mandato cassado. A ação foi motivada por um vídeo que viralizou no fim de semana, mostrando o parlamentar maltratando um porco. O ato ocorreu às vésperas do segundo turno das eleições municipais, em que o candidato apoiado por Alberto, André Fernandes (PL), foi derrotado nas urnas por Evandro Leitão (PT).

O CRMV-CE divulgou que o presidente do Conselho, Daniel Viana, encaminhou a denúncia ao Ministério Público do Ceará (MPCE), à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-CE). No vídeo, o vereador aparece puxando o porco pelas orelhas e o arrastando, numa clara provocação ao candidato petista. “A prática representa uma brutalidade inadmissível e desrespeito com o bem-estar animal, especialmente num momento em que a sociedade exige maior proteção aos direitos dos animais”, afirmou a autarquia em comunicado.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Inspetor Alberto pode ter mandato cassado por maus-tratos a animal

Na denúncia, o CRMV-CE elenca três principais infrações cometidas pelo vereador:

A investigação dos maus-tratos está a cargo da DPMA e do MPCE, enquanto o TRE-CE deve analisar a conduta do vereador sob a ótica eleitoral. O CRMV-CE se posicionou em defesa dos direitos dos animais, enfatizando que a conduta do parlamentar “demonstra uma alarmante falta de compromisso com a ética e respeito aos seres vivos”.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

No vídeo, Inspetor Alberto aparece puxando o animal pelas orelhas e referindo-se ao prefeito eleito Evandro Leitão de maneira ofensiva. “Você vai para a panela. Leitão, seu desgraçado, você vai para a panela dia 27. Me aguarde”, diz o vereador. Em nota, a assessoria do vereador alegou que a manipulação do porco não visava causar dor ou desprezo ao animal e que a situação teria sido “aproveitada para realizar uma fala em contexto político”.

O vereador já havia protagonizado outra polêmica com uma gravação de ameaça a Leitão, mas declarou que se tratava apenas de uma “brincadeira”.

Leia também | Mutirão nos bancos para renegociação de dívidas começa em 1º de novembro, diz Febraban

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile