O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão, apresentou na noite desta segunda-feira (28), em entrevista ao Jornal da Cidade, um conjunto de propostas para melhorar a saúde pública na capital. A principal meta é fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e, ao mesmo tempo, desafogar os hospitais da cidade, especialmente o Instituto Doutor José Frota (IJF), e unidades como os Gonzaguinhas.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Para alcançar esse objetivo, Evandro Leitão destacou que pretende firmar parcerias com clínicas populares, distribuídas pela maioria dos bairros de Fortaleza. Com isso, a ideia é ampliar o atendimento e aliviar a sobrecarga nas unidades de saúde públicas. “Nós vamos fazer parcerias, convênios com clínicas populares, praticamente em todos os bairros de Fortaleza. É uma forma que nós temos de fortalecer o SUS e desafogar os hospitais, o IJF, os Gonzaguinhas”, afirmou.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Outro ponto central da proposta de Leitão é o fortalecimento da atenção primária, ampliando a rede de saúde da família e agregando novas especialidades médicas. Ao investir na prevenção e no atendimento básico, o prefeito eleito acredita que será possível reduzir a demanda de atendimentos de urgência e emergências nos hospitais, postos de saúde e UPAs. “O principal objetivo é fortalecer a saúde básica para que a gente evite que toda situação, todo caso vá para o IJF. Queremos que o IJF receba apenas casos de alta complexidade”, explicou.
Evandro Leitão também enfatizou a importância de otimizar o funcionamento das unidades já existentes. A promessa inclui aumento do número de médicos, maior disponibilidade de medicamentos e melhorias nas estruturas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), policlínicas e hospitais secundários, como os Gonzaguinhas, para garantir um atendimento mais eficiente à população.
Evandro Leitão foi eleito prefeito de Fortaleza em uma disputa acirrada no segundo turno das eleições municipais, realizadas no domingo (27), vencendo com 50,38% dos votos válidos contra 49,62% de André Fernandes (PL).
Leia também | PT conquista 47 prefeituras no Ceará, com vitória histórica de Evandro Leitão em Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<