Ícone do site Portal GCMAIS

“Se juntaram contra nós”, diz Evandro Leitão sobre coalizão de adversários no 2º turno em Fortaleza

"Se juntaram contra nós”, diz Evandro Leitão sobre coalizão de adversários no 2º turno em Fortaleza

Foto: Reprodução

Na primeira entrevista após a vitória, o prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão, afirmou que enfrentou uma “coalizão de forças” composta por vários nomes influentes da política local, o que, segundo ele, reforçou o desafio de vencer o segundo turno das eleições municipais. Evandro Leitão mencionou que candidatos que ficaram fora da disputa no segundo turno, como Wagner, Sarto e Capitão Wagner, se aliaram para apoiar seu adversário, André Fernandes (PL).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“A extrema-direita cresceu, sim, mas também tivemos que enfrentar o fato de que todos aqueles que não foram ao segundo turno, especialmente os cinco primeiros colocados, apoiaram o outro lado”, disse Leitão. Ele mencionou que Sarto, ex-prefeito de Fortaleza, embora declarasse uma posição neutra, tomou atitudes que, na visão de Leitão, sinalizaram apoio a Fernandes. “Todos sabem que Sarto exonerou aqueles que se posicionaram a favor da minha candidatura”, completou.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Se juntaram contra nós”, diz Evandro Leitão sobre coalizão de adversários no 2º turno em Fortaleza

Apesar dessa aliança contrária, Evandro Leitão destacou o crescimento expressivo de sua candidatura, que saiu de 34% no primeiro turno para quase 51% no segundo turno, enquanto Fernandes teve uma elevação mais modesta, de 40% para 49,5%. Leitão atribuiu esse aumento à força da campanha do Partido dos Trabalhadores e ao engajamento da população em torno de sua plataforma.

Publicidade

“Então, todas essas figuras se juntaram contra nós, é pra tentar nos derrubar, pra tentar fazer com que nós não vencêssemos essa eleição. Mas, mesmo assim, nós saímos de 34% para quase 51%. Nós fomos a candidatura que mais crescemos, nós crescemos algo em torno de 16%, enquanto o meu adversário cresceu é de 40 a 40.5 para 49.5, ele cresceu 9%”, complementou

Ainda na entrevista, o prefeito eleito comentou a necessidade de reflexão dentro do PT, visando ajustes tanto nos pontos fortes quanto nos que precisam de melhorias. Leitão assumiu um tom conciliador e ponderado ao falar sobre os desafios enfrentados e disse estar preparado para liderar a cidade com foco em governança e diálogo.

Evandro Leitão conquistou a prefeitura em uma disputa acirrada, recebendo 50,38% dos votos válidos no segundo turno contra 49,62% de Fernandes.

Confira a entrevista completa: 

Leia também | PT conquista 47 prefeituras no Ceará, com vitória histórica de Evandro Leitão em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile