Ícone do site Portal GCMAIS

Câmara Municipal: 40% dos vereadores não retornarão para um novo mandato após as eleições

40% DOS VEREADORES NÃO RETORNARÃO PARA UM NOVO MANDATO NA CÂMARA MUNICIPAL

Foto: Mateus Dantas / CMFOR

O resultado das eleições municipais de Fortaleza trará uma nova configuração à Câmara Municipal em 2025, com representantes de 17 partidos e desafios pela frente para a gestão do prefeito eleito, Evandro Leitão. O PDT manterá a maior bancada com oito vereadores, seguido pelo PL com cinco representantes. Entre outros partidos, PSD e PT terão quatro cadeiras cada, enquanto Avante e PRD ocuparão três vagas. Essa diversidade partidária trará novos debates ao plenário Fausto Arruda, onde os 43 vereadores formularão e discutirão as leis municipais.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O vereador Pedro Matos (Avante), que apoiou o candidato do PL, André Fernandes, ressalta a necessidade de um diálogo constante para o bom andamento da nova gestão: “Ele [Evandro Leitão] vai ter que ter esse diálogo, e, se conseguir construir, pode ser que ele consiga aprovar algumas matérias importantes. Mas se não houver um diálogo, de fato, fica uma situação difícil porque a população quer ver resultado.”

Para Adail Júnior (PDT), um dos aliados de Leitão, a expectativa é de que o prefeito eleito traga um “sangue novo” para a gestão, mantendo, no entanto, os projetos que já trouxeram avanços para a cidade: “A gente espera que o Evandro venha com esse sangue novo, mas que dê continuidade a todos os projetos bons que existem aí na prefeitura.”

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Léo Couto (PSB) também reforça a importância do diálogo na gestão de Leitão, esperando que o novo prefeito valorize o compartilhamento de ideias: “O diálogo, a gestão, esse compartilhamento da administração tenho certeza que vai ser um dos principais focos do prefeito eleito, Evandro Leitão.”

Câmara Municipal: 40% dos vereadores não retornarão para um novo mandato

Gabriel Aguiar (PSOL), o segundo vereador mais votado na capital, celebrou a eleição de Leitão, destacando que agora há espaço para pautas importantes como justiça social e direitos humanos: “A gente celebra a eleição do Evandro porque pautas que para a gente são muito importantes, como a pauta ambiental, a pauta da justiça social, da moradia digna, dos direitos humanos, conseguirão avançar aqui na Casa.”

Ele frisou ainda a necessidade de enfrentar as desigualdades e injustiças na cidade: “Nós vivemos numa cidade profundamente desigual, com muitas injustiças socioambientais. E agora a gente consegue e vamos trabalhar muito para pressionar, para cobrar, para fiscalizar, no sentido de avançar essas pautas importantes aqui na Câmara.”

Com a renovação de 40% da Casa, 26 vereadores foram reeleitos para o próximo mandato. Entre eles, Ronaldo Martins (Republicanos) considera positiva essa renovação, que traz novas ideias para a Câmara: “Eu acho que temos muita coisa para fazer, muitos assuntos a discutir. Teremos novos projetos com esses novos vereadores que entram. Teremos novas ideias realmente para podermos discutir e colocarmos em prática. Então é muito bem-vindo essa renovação, novas ideias, sempre muito bem-vindo.”

Com a nova composição e uma base aliada forte, Evandro Leitão enfrentará o desafio de liderar uma gestão com apoio substancial, mas também sob uma oposição atenta e empenhada em garantir que promessas de campanha se transformem em realidade para os fortalezenses.

Leia também | Eleições 2024: 727 mulheres foram eleitas prefeitas, sendo 2 em capitais

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile