Na primeira sessão da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) após o encerramento das eleições municipais, a vitória de Evandro Leitão (PT) para a Prefeitura de Fortaleza dominou os debates entre parlamentares. Os deputados discutiram os desafios e as oportunidades para a nova gestão e os impactos para a própria Alece com a renúncia de Leitão e de Gabriela Aguiar, eleitos como prefeito e vice-prefeita da capital.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O deputado estadual Carmelo Neto (PL), que representa a oposição, destacou a importância da vigilância sobre a nova gestão petista em Fortaleza e reforçou que a oposição segue forte no estado, especialmente com conquistas em municípios do interior. “Agora é hora de fiscalizar, agora é hora de realmente observar se o PT vai conseguir entregar para o povo de Fortaleza e o Ceará o que prometeu. Não tem mais desculpa. Agora o PT governa federal, estadual e municipal”, pontuou Neto.
Por sua vez, o deputado Renato Roseno (PSOL), conhecido por seu posicionamento crítico e de oposição à atual base de governo, reforçou que as recentes eleições fortaleceram campos de resistência em várias regiões do estado. “O campo de oposição está mais forte em todo o estado; tivemos vitórias estratégicas importantes no interior. Infelizmente, Fortaleza não foi o que esperávamos, mas esse campo está fortalecido. Não é uma corrida de 100 metros. Em 2026, estaremos mais fortes”, disse Roseno, sublinhando ainda a relevância das discussões sobre a composição da futura mesa diretora da Alece.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A saída de Leitão e Aguiar abrirá espaço para suplentes dos respectivos partidos na Assembleia. No lugar de Gabriela Aguiar, assume Apollo Vicz (PSD), vereador eleito de Fortaleza em 2024, cuja pauta central é a causa animal. Vicz elogiou Leitão pelo compromisso com essa área. “Evandro foi o primeiro prefeito a sentar com a proteção animal dessa cidade, a olhar nos olhos dos protetores independentes e fundadores de abrigos, que realmente fazem a causa animal aqui em Fortaleza. Ele vem com propostas eficazes e bem direcionadas para a proteção animal”, comentou.
Além disso, a cadeira de Evandro Leitão será ocupada por Bruno Pedrosa, do PDT. Fernando Santana (PT), atual primeiro vice-presidente, deverá assumir a presidência da Assembleia Legislativa, enquanto o deputado Dr. Oscar Rodrigues (União Brasil) se despede da Alece para assumir a gestão de Sobral. Em seu lugar, entrará Heitor Ferrer, do mesmo partido.
Para Sargento Reginauro (União Brasil), a transição de Evandro Leitão para o Executivo traz consigo um período de expectativas e de fiscalização intensa. “Precisamos acompanhar de perto as ações da nova gestão, e esse é o momento para avaliar se o governo do PT, com todo o apoio que teve, vai responder aos desafios e cumprir os compromissos com Fortaleza e o Ceará”, afirmou.
Leia também | Eleições 2024: 727 mulheres foram eleitas prefeitas, sendo 2 em capitais
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<