O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), vai assumir a gestão da capital cearense com uma nova composição na Câmara Municipal, com número maior de parlamentares de oposição, o que poderá ser um desafio para a nova administração municipal.
No entanto, conforme especialistas, ele tem experiência expressiva nas articulações dentro do Legislativo, o que poderá ser um trunfo nesse contexto. O cientista político Gustavo Cabral lembra que uma quantidade significativa de vereadores anunciou apoio ao petista no primeiro turno, com outros tendo se somado a esse contingente no segundo.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O prefeito eleito está no terceiro mandato como deputado estadual e é atualmente presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
“A gente tem uma quantidade pequena de apoiadores de uma chapa pura do PT. A gente tem um número de vereadores que tiveram um número expressivo de votos nessas eleições que são do PL, portanto são oposição radical”, pontua a cientista política Mariana Dionísio. “E aí a ideia agora é tentar conquistar”, continua, destacando que Evandro é conhecido por ser um bom articulador político, com a experiência no comando da Assembleia.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Além das demandas acumuladas durante a campanha, com propostas apresentadas pela própria chapa, Evandro também deve dar atenção a propostas do opositor, André Fernandes (PL), que tenham atraído eleitores insatisfeitos com o atual cenário político.
Nesse contexto, para Mariana, o novo prefeito tem dois desafios principais. “O primeiro é tentar reunir as pessoas: a gente teve uma eleição muito polarizada e que há muitos insatisfeitos nessa fase final das eleições. E o segundo desafio, que talvez seja o mais importante, é conseguir enxergar as demandas dos eleitores da concorrência.”
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Evandro Leitão foi eleito com 50,38% dos votos válidos. A apuração final revelou 716.133 votos para Leitão contra 705.295 para André Fernandes (PL), na disputa mais acirrada dos últimos 24 anos para a prefeitura da capital cearense.
Leia também | PT conquista 47 prefeituras no Ceará, com vitória histórica de Evandro Leitão em Fortaleza