O pintor brasileiro Wallace Pato denunciou nas redes sociais, nesta quarta-feira (30), ter recebido uma mensagem de racismo supostamente enviada pelo Hotel Plantage, em Amsterdã, que teria cancelado sua reserva. “Olá, sua reserva foi cancelada! Desculpe, mas não aceitamos pessoas negras no hotel”, diz a mensagem compartilhada pelo brasileiro. Em um desabafo no Instagram, o artista relatou o sentimento de indignação e afirmou estar cansado de situações discriminatórias. “Holanda eternamente colonialista!!!! Nos deixem em paz!!!!” escreveu Pato. “Eu só quero viver em paz. Ser tratado de igual para igual. Se possível, também amado”, completou em outra publicação.
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Em resposta, o hotel afirmou que a mensagem não foi enviada por sua equipe e que o incidente se trata de um golpe de phishing — um tipo de crime cibernético no qual links maliciosos são usados para coletar dados e prejudicar vítimas. Segundo a administração do Plantage, o caso foi reportado à plataforma Booking.com, por onde a reserva foi feita, para uma investigação mais aprofundada.
Pintor brasileiro denuncia racismo de hotel na Holanda: ‘não aceitamos negros’
“Isso não veio do nosso hotel ou do Booking.com, e descobrimos que um esquema de phishing estava por trás. Sendo uma empresa com mais de 17 nacionalidades, também ficamos chocados com isso e pedimos à Booking.com que investigasse o assunto”, esclareceu o hotel em nota.
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Em comunicado, 0 Booking.com afirmou que não tolera nenhum tipo de discriminação e garantiu estar trabalhando ao lado do hotel para identificar a origem da mensagem. “A Booking.com não tolera nenhum tipo de discriminação. Estamos investigando o caso em questão junto à acomodação para garantir que todas as providências sejam tomadas”, disse a plataforma em nota.
A equipe do Hotel Plantage relatou ainda que entrou em contato com Wallace Pato para informar que sua reserva não havia sido cancelada. Contudo, segundo o hotel, o artista manifestou desconfiança sobre a situação, considerando o ocorrido confuso e doloroso. “Ele mencionou que não sabia em quem e no que acreditar”, afirmou o estabelecimento.
Em outra publicação no Instagram, o hotel reiterou que mensagens ofensivas e discriminatórias estão circulando através da plataforma Booking.com, deixando claro que não são de sua autoria e aconselhando os hóspedes a tomarem cuidado com possíveis esquemas de phishing.
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