Ícone do site Portal GCMAIS

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto que proíbe uso de celulares nas escolas

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto que proíbe uso de celulares nas escolas

Foto: Reprodução

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (30), o Projeto de Lei (PL 104/2015) que proíbe o uso de celulares em escolas públicas e privadas no Brasil. Em tramitação há nove anos, a proposta não precisa passar pelo plenário e seguirá para avaliação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ser encaminhada ao Senado Federal. O projeto prevê a proibição total do uso de dispositivos eletrônicos durante as aulas, intervalos e recreios em todas as etapas da educação básica, exceto quando utilizados para fins pedagógicos ou por necessidades de acessibilidade e saúde.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A medida coincide com o debate reacendido pelas declarações do ministro da Educação, Camilo Santana, que mencionou a intenção do Ministério da Educação (MEC) de propor uma regulamentação similar para o uso de celulares em escolas. Embora o Executivo ainda não tenha enviado um projeto, o Congresso reabriu a discussão, priorizando a proposta de autoria do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que tramita desde 2015.

A versão aprovada foi relatada pelo deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) e propõe a restrição de uso de celulares tanto em escolas públicas quanto privadas, aplicando-se a alunos da educação infantil e do ensino fundamental e médio. Nos anos iniciais do ensino fundamental, até mesmo o porte dos aparelhos será proibido, enquanto para as séries mais avançadas o uso será permitido somente para fins pedagógicos, sob orientação dos professores.

Durante a Reunião de Ministros da Educação do G20, realizada em Fortaleza, o ministro Camilo Santana reforçou seu apoio à regulamentação do uso de celulares nas escolas. “A ideia é que possamos ter uma lei nacional única. O MEC tem dialogado com conselhos estaduais e municipais de educação, além de observar experiências internacionais e consultar especialistas”, afirmou Camilo, que busca uma legislação que restrinja o uso de dispositivos nas salas de aula exclusivamente para fins pedagógicos.

Publicidade

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Projeto da Câmara dos Deputados proíbe uso de celulares nas escolas

Segundo a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, também presente no evento, a medida visa responder ao crescente “clamor da sociedade” pela regulamentação do uso de celulares no ambiente escolar. “Ninguém nega a importância da internet e dos dispositivos eletrônicos, mas o uso indiscriminado nas escolas tem causado problemas emocionais, de atenção e de comportamento, que afetam diretamente o processo de aprendizagem”, explicou Kátia. Para a educação infantil e os primeiros anos do ensino fundamental, a proposta é proibir o porte dos aparelhos, enquanto para as demais etapas, os professores teriam a responsabilidade de regulamentar o uso para atividades pedagógicas.

Kátia ainda destacou o papel dos pais e responsáveis na limitação do uso de celulares perto das crianças, para dar exemplo. “Não adianta tirar dos jovens se eles observam os adultos com os dispositivos o tempo todo.”

O projeto de lei incorpora outras 12 propostas que tramitam na Câmara com o objetivo de regular o uso de celulares em escolas. O debate no legislativo sobre o tema ocorre há cerca de 20 anos, mas ainda não existe uma norma nacional. Com a aprovação na Comissão de Educação, o PL agora segue para a CCJ. Caso receba parecer favorável, a proposta será enviada diretamente ao Senado para apreciação.

Leia também | Composição da Assembleia Legislativa será alterada após fim das eleições municipais

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile