Ícone do site Portal GCMAIS

Dia de Todos os Santos é feriado no Brasil? Entenda a origem da celebração

Dia de Todos os Santos é feriado no Brasil? Entenda a origem da celebração

Imagem ilustrativa. Foto: Reprodução/CNBB

O Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro, é uma data significativa no calendário cristão, mas no Brasil não é considerado feriado. Embora a data seja comemorativa e reconhecida por várias denominações cristãs, como católicos e ortodoxos, a Constituição Federal do Brasil não a classifica como feriado nacional ou ponto facultativo.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A origem do Dia de Todos os Santos remonta ao século IV, quando os cristãos começaram a homenagear os mártires que haviam perdido a vida por sua fé. A data foi oficialmente estabelecida pelo Papa Gregório IV em 835 d.C., que dedicou o dia 1º de novembro para celebrar todos aqueles que viveram em santidade, mas não foram canonizados pela Igreja. Essa celebração é uma oportunidade para os fiéis honrarem tanto os santos conhecidos quanto aqueles que não têm um dia específico dedicado a eles.

No Brasil, o dia seguinte, 2 de novembro, é o Dia de Finados, que é um feriado nacional. Nesta data, as pessoas costumam visitar cemitérios e realizar homenagens aos entes queridos falecidos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Dia de Todos os Santos é feriado?

Enquanto em países como Portugal e França o Dia de Todos os Santos é um feriado oficial, permitindo celebrações e tradições específicas, no Brasil a data é marcada por missas e celebrações religiosas, mas sem a interrupção das atividades laborais.

Leia também | WhatsApp deixa de funcionar em modelos de iPhones e Androids em novembro; confira a lista

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Sair da versão mobile