Ícone do site Portal GCMAIS

MEC lança concurso unificado para professores e programa ‘Pé-de-Meia licenciatura’

MEC lança concurso unificado para professores e programa 'Pé-de-Meia licenciatura'

Fotos: Ângelo Miguel/MEC

O ministro da Educação, Camilo Santana, apresentou nesta quarta-feira (30) um pacote de medidas voltadas para a valorização dos professores da Educação Básica no Brasil, incluindo um concurso unificado para professores, semelhante ao “Enem dos Concursos”, e um benefício provisoriamente chamado de “Pé-de-Meia licenciatura”. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na Semana Ceará: Centro Global da Educação, realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, em meio ao Encontro dos 20 (G20), que reúne os países com as maiores economias do mundo.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Camilo explicou que o concurso unificado permitirá a seleção de professores para preencher vagas em diversas localidades, enfatizando que “vai ser por adesão das redes, tanto municipais como estaduais”. Além disso, o novo projeto visa incentivar jovens a se tornarem professores, oferecendo um benefício financeiro para quem optar por cursos de licenciatura por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), após realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Tenho dito que vai ser o ‘Pé-de-Meia licenciatura’, para estimular que jovens que estão fazendo o Enem já possam ingressar numa universidade com bolsa de apoio. É um conjunto de ações que o presidente Lula deve apresentar em breve, tanto para quem já está na sala de aula quanto para os novos que queremos recrutar”, afirmou.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Pé-de-Meia

Atualmente, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional destinado a estudantes do Ensino Médio público, funcionando como uma poupança para promover a permanência e conclusão escolar. Mais de 2,5 milhões de estudantes já se beneficiam desse complemento.

Publicidade

O ministro destacou que há um déficit de profissionais nas disciplinas das Ciências Exatas, como Matemática, Física e Química. O pacote, que deveria ter sido divulgado no dia 15 de outubro, Dia do Professor, teve sua apresentação adiada por questões orçamentárias, com previsão de divulgação oficial em novembro.

“É importante a sociedade compreender o reconhecimento dos professores no nosso país. A profissão do professor é a mais importante porque todos passam por ele”, destacou Camilo. Ele também mencionou que a falta de professores na Educação Básica é uma questão global, discutida nas mesas técnicas do evento.

Encontros do G20 em Fortaleza

Durante os encontros do G20, os membros discutem a valorização dos professores e a troca de experiências internacionais. “Há um desestímulo das pessoas para serem professores e nós fomos buscar experiências de vários lugares do mundo inteiro, inclusive, estamos lançando em breve um conjunto de medidas para estimular o magistério e que pessoas façam licenciatura”, afirmou.

Os membros do G20 também analisam como replicar ferramentas tecnológicas e pedagógicas entre os países, tendo em vista que um estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) indica que serão necessários 50 milhões de novos professores nas próximas décadas para universalizar a educação básica em todo o mundo.

Além disso, a relação entre escola e comunidade é uma área de foco do grupo. “A escola não pode ser um espaço isolado da sociedade, precisa discutir os problemas ambientais, sociais, da violência…”, detalhou Camilo.

Ele concluiu destacando a necessidade de priorizar a educação e garantir maior financiamento, afirmando que “os recursos disponíveis ainda não são suficientes, na grande maioria dos países, para garantir a universalização, a inclusão e a equidade da educação no globo”.

Leia também | Últimas notícias do Portal GCMAIS

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Sair da versão mobile