Uma professora foi agredida a facadas por um ex-aluno, na tarde desta quarta-feira (30), em uma escola estadual no município de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). De acordo com informações, o jovem, de 19 anos, foi detido após esfaquear a profissional de educação física. Ele teria sofrido um surto psicótico.
O jovem, que não teve a identidade revelada, foi levado pelos agentes do Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). A professora foi lesionada superficialmente e, depois, socorrida para o hospital da cidade.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 9, informou em nota oficial que está acompanhando o caso. De acordo com o órgão, o episódio de violência teria sido praticado “por um ex-aluno a uma professora de unidade de ensino médio em Pacajus. A gestão escolar adotou imediatamente as providências necessárias, com realização do boletim de ocorrência e procedimentos padrão em casos similares. A profissional foi encaminhada para atendimento médico, passa bem e já foi liberada, após avaliação de saúde. Ela seguirá sob acompanhamento e suporte. As políticas de combate à violência serão fortalecidas na escola e a equipe multiprofissional fará um trabalho de acompanhamento à comunidade escolar. A gestão recebeu apoio da Secretaria e da Crede. As aulas terão continuidade nesta sexta-feira (1º)”.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou, por meio de nota oficial, que equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foram acionadas, na tarde desta quarta-feira (30), para uma ocorrência de tentativa de homicídio com objeto perfurocortante, em uma unidade de ensino no município de Pacajus – Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25) do Estado. Um indivíduo foi capturado por uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da PMCE à Delegacia Metropolitana de Pacajus, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) que está a cargo do procedimento. Uma equipe do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da PMCE também acompanha a ocorrência, que está em andamento.
O Sindicato APEOC manifestou solidariedade e indignação diante do ato de violência que vitimou uma professora da Escola Dione Maria Bezerra Pessoa, em Pacajus.
“Esse ataque atinge não apenas a profissional de educação, mas toda a comunidade escolar, exigindo medidas urgentes do poder público.
Diante desse episódio, estamos tomando as providências cabíveis junto aos órgãos competentes para exigir respostas e garantir toda a assistência necessária à vítima e à escola. Lamentamos que a violência continue a ameaçar o ambiente educacional. Vamos buscar o diálogo com a Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC) e com as equipes de segurança do estado para construirmos uma política preventiva para garantir um ambiente seguro nas escolas públicas. É fundamental que as autoridades se coloquem à disposição para fortalecer a proteção de toda a comunidade escolar. Não podemos tolerar o intolerável”, diz a nota do Sindicato.
Professora é agredida a facadas por ex-aluno dentro de escola no Ceará
Em 29 de maio, um menino de 8 anos levou uma arma artesanal para a Escola José Alves de Oliveira, no Distrito do Bom Nome, em Aiuaba, no Ceará para ameaçar um colega. O caso assustou a comunidade escolar. O aluno foi contido por um funcionário e a direção da escola comunicou o caso ao Conselho Tutelar e a Polícia Militar, que foram até a residência dos pais da criança e localizaram a arma de fabricação artesanal.
Leia também | Criminosos pulam cercado e furtam nove vacas de fazenda; vídeo
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<